O setor do varejo alimentício é um dos que mais têm investido em tecnologia para implementar o conceito “consumer centric”, a cultura que coloca o atendimento ao cliente no centro da tomada de decisão do negócio. A rede de supermercados Mercadinhos São Luiz, uma das principais do Nordeste brasileiro, com 23 lojas espalhadas por Fortaleza e cidades do interior do Ceará, investiu recentemente, em meio à pandemia, na automação de processos ou tarefas repetitivas para reduzir falhas na gestão de estoque e livrar profissionais de atividades burocráticas e alocá-los na linha de frente, no relacionamento direto com os clientes. “Conseguimos economizar 1000 horas de trabalho burocrático por mês usando robôs digitais, o que significa que nossos profissionais estão agora mais satisfeitos, dedicados a funções estratégicas do negócio, mais produtivas e que geram percepção de valor aos consumidores e parceiros”, diz Márcio Falcão, diretor de TI do Mercadinhos São Luiz.
A rede automatizou todo o fluxo de trabalho burocrático que suporta os pedidos e o estoque de produtos perecíveis da seção hortifruti, em todas as lojas. “Por conta da perecibilidade dos produtos, a gestão dessa seção é sempre um desafio, porque exige uma coordenação dinâmica, praticamente simultânea, do que entra, do que sai e do que precisa ser estocado, para que não falte frutas e verduras de qualidade na gôndola e nem haja desperdício”, explica Falcão. Segundo ele, antes do robô cerca de 4 coordenadores da seção, em cada loja, gastavam em média 3 horas diárias cada um na tarefa repetitiva de digitar pedidos e dar baixa de produtos no sistema. “Era uma atividade desgastante e muito sujeita a erros, de digitação inclusive, que acabavam gerando falhas no estoque. Além disso, uma atividade que tomava tempo de uma força de trabalho numerosa, importante e qualificada. Hoje é o robô quem faz essa tarefa, nos proporcionando mais previsibilidade, porque o sistema segue atualizado em tempo real e de forma correta, e um ganho operacional gigantesco que se reflete também e principalmente na satisfação do cliente e do colaborador. Liberado desse tipo de tarefa, o time pode interagir mais com as pessoas, ter ideias, enfim, realizar trabalho de gente e não de robô”, diz Falcão. “No início houve uma certa resistência por parte de alguns profissionais, comum a tudo o que é novo, mas depois a coisa deslanchou, vimos que o benefício da automação é prolongado”, conta.
A dinamicidade da seção hortifruti exigiu uma tecnologia mais ágil e flexível, e que fosse capaz de conversar com a estrutura de automatização preexistente na rede. “Usamos a plataforma UiPath que proporciona uma série de ferramentas fáceis de serem integradas à arquitetura instalada, mas sem rigidez, ou seja, com potencial de expansão da automação para outros processos e de forma sustentável. Funciona como peças de lego que a gente vai selecionando conforme a demanda e cenário do cliente”, ilustra Carlos Sérgio Mota Silva, sócio-diretor da consultoria P4Pro, parceira da UiPath no Brasil, e que deu todo o suporte ao Mercadinhos São Luiz na jornada da automação. Recorrendo a processos que fazem parte da metodologia UiPath, líder global em automação de processos na plataforma RPA (Robotic Process Automation), a consultoria apoiou o Mercadinhos São Luiz no mapeamento das tarefas que poderiam ser automatizadas com mais retorno ao negócio, na construção do cronograma de atividades e na customização da tecnologia para a rede. Também houve treinamento dos coordenadores das lojas, para o trabalho lado a lado com os robôs digitais, seguindo as premissas da UiPath Academy, que oferece uma ampla gama de cursos de capacitação gratuitos. “Treinar profissionais para a força de trabalho híbrida é um dos pilares da UiPath em todos os mercados onde atuamos. Acreditamos que é a educação profissional e contínua que pode assegurar a automação inclusiva”, explica Edgar Garcia, vice-presidente regional da UiPath para a América Latina.
Toda a jornada do Mercadinhos São Luiz levou quatro meses, ocorreu em meio à pandemia e precedeu a abertura de mais duas novas lojas da rede, no ano passado. “Agora estamos expandindo a automação para novos processos, como o de agendamento da entrega de produtos na distribuição, com robôs funcionando 24 horas por dia. E nenhum dos nossos profissionais foi desligado”, ressalta Falcão.
Sobre o Mercadinhos São Luiz – O Mercadinhos São Luiz atua há 49 anos no Ceará. O que começou na década de 1970 como um armazém de secos e molhados, hoje é uma das principais redes de supermercados do Brasil. São 23 lojas atendendo no varejo, oferecendo variedade, qualidade e praticidade aos cearenses. O conceito de inovação é muito utilizado no contexto empresarial, e em se tratando de Mercadinhos São Luiz, inovação deixou de ser um conceito e passou a ser uma prática diária. É buscando novos caminhos, oferecendo novos serviços, observando as mudanças de hábitos, diversificando seus produtos, profissionalizando e humanizando ainda mais seu atendimento, que a rede de supermercados tem conseguido crescer e agregar um público tão fiel. Baseado nos valores de confiança, união, simplicidade, transparência, o São Luiz atende seus clientes de forma única e sempre com orgulho e felicidade, o que o faz ser reconhecido, principalmente, pelo atendimento diferenciado.
Sobre a P4Pro – A P4Pro – Processos e Tecnologias é uma consultoria especializada em Modelagem, Redesenho, Automação e Robotização de Processos, cobrindo toda a Jornada BPM.
Sobre a UiPath – A UiPath tem como visão entregar uma empresa totalmente automatizada ™️, ou seja, viabilizar que a automação desbloqueie todo o potencial do negócio. A UiPath oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação, combinando sua solução líder em Robotic Process Automation (RPA) com um conjunto completo de recursos, permitindo que cada organização dimensione suas operações em uma velocidade sem precedentes.