Fortaleza é uma cidade que hoje olha para o futuro com uma visão muito mais sustentável. O tom esverdeado começa a sobrepor o aspecto acinzentado de concreto e asfalto que preenchem a paisagem urbana de uma das metrópoles mais importantes do País. A capital cearense anseia por se tornar um case de sucesso quando o assunto é sustentabilidade, tanto que tem aceitado o desafio de desenvolver uma conscientização ambiental e aproximar a sociedade como um todo da natureza.
Como uma forma de estimular a revitalização de áreas degradadas e a promoção de zonas urbanas verdes, a Prefeitura de Fortaleza vem realizando, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a Festa Anual das Árvores 2022. Em parceria com ONGs, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são proporcionadas diversas ações voltadas para a educação ambiental, sensibilizando a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.
A programação do evento arboral – que vem acontecendo desde o dia 20 de março, marcando o período chuvoso em alguns estados – conta com várias atividades, como plantios de mudas nativas e frutíferas, limpeza de praias, requalificação de pontos de lixo, educação ambiental e passeio ciclístico. A Festa também conta com o apoio institucional da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (URBFor), que tem auxiliado no processo de requalificação urbana da Capital.
Dentre as entidades privadas que participarão do evento está a MRV, gigante da construção civil na América Latina e que se notabiliza por possui uma política de sustentabilidade com diretrizes muito bem definidas e aplicadas, contribuindo diretamente com o plantio de 459 mudas arbóreas semi-adultas, que acontecerá nesta quarta-feira (06), a partir das 8h. As novas plantas comporão parte da revitalização da paisagem do canteiro central da Avenida Valparaíso, via de acesso para quem trafega pelos bairros Jangurussu e Conjunto São João com destino à BR-116.
Verde no Ceará
A MRV, ao longo dos anos, vem buscando contribuir diretamente com as causas sustentáveis no Brasil. De 2010 a 2021, a empresa foi responsável por mais de 98 mil novas árvores plantadas só em solo cearense, sendo mais de 1,5 milhão em todo o País. Tendo a sustentabilidade como um de seus principais pilares nesses mais de 40 anos de existência, as ações de responsabilidade ambiental já renderam premiações e reconhecimento mundo afora, valorizando as práticas sustentáveis que são inseridas em toda a sua cadeia de atuação.