Segmento que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, a arquitetura sensorial vai além do aspecto visual e busca valorizar a qualidade da luz, cheiro, textura, sons e outros fatores, a fim de promover qualidade de vida e saúde por meio da disposição dos ambientes. O Origem Fortim, residencial da A&B Incorporações, evidencia a tecnologia dos sentidos em seu projeto, contemplando a preservação da natureza e buscando conexão com as origens, através da estrutura e sua composição.
A arquiteta Daniela Bertuol, Project Leader de Residencial do ARCHITECTS OFFICE, agência responsável pelo projeto, destaca que o projeto Origem Fortim revela a abordagem para uma experiência imersiva e sensorial. “Da macro à micro escala, as casas apresentam materialidades que despertam o toque e o olhar, elementos que estimulam e determinam a vivência harmoniosa com o entorno, como as aberturas delicadamente pensadas para a iluminação e ventilação natural, além de formas que estruturam uma maneira orgânica de habitar o terreno, que segue o diagrama Voronoy. São criações que proporcionam bem-estar e saúde, característicos do design sensorial”, pontua.
O Voronoy é um dos principais métodos que representam a arquitetura sensorial. A prática utiliza polígonos, algoritmos e pode ser aplicada em diversas áreas, facilitando a distribuição equivalente das casas em ambientes. “O layout do Origem Fortim parte do pressuposto onde as casas se integram ao ambiente natural, como um elemento só”, completa Daniela.