Maior incorporadora da Região Nordeste e referência no segmento de edifícios de luxo e alto padrão, a Moura Dubeux lançou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade – ano 2021 para o mercado e colaboradores. Elaborado em conformidade com as Normas da Global Reporting Iniative (GRI) e adotadas como referência global para comunicar as iniciativas ambientais, sociais e de governança de uma empresa (comumente conhecidas como ESG), as 120 páginas do documento abordam a identidade da empresa, números do negócio e desempenho, o olhar integrado para o cliente, o fortalecimento dos talentos internos e indicadores GRI.
De acordo com Diego Villar, CEO da companhia, a sustentabilidade sempre foi um pilar fundamental para o desenvolvimento da Moura Dubeux, que é certificada, desde 2003, no ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental) e OHSAS 18.001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional). Também foi a primeira empresa do setor no Nordeste a conquistar o certificado ISO 9001, relativo à qualidade.
“Outro fator importante para o caráter sustentável de nosso trabalho, buscando o reconhecimento dos clientes, fornecedores, concorrência e toda a sociedade, é considerar, em cada lançamento, o desejo dos compradores e as peculiaridades da localidade. Por isso, sempre temos um olhar personalizado para as regionalidades, hábitos, cultura e características ambientais”, acentua Diego Villar.
À medida que cresceu e passou a contar com muitos canteiros de obras, a atuar em sete estados do Nordeste e se consolidar como maior incorporadora da região, o impacto positivo dos projetos da Moura Dubeux tornou-se mais amplo: foram R$ 9,1 bilhões comercializados em Valor Geral de Vendas (VGV) desde 2012 e desde a sua fundação, mais de 20 mil unidades residenciais entregues, totalizando mais de 3,6 milhões de metros quadrados construídos.
Matriz de Materialidade
A Matriz de Materialidade realizada para a elaboração do primeiro Relatório de Sustentabilidade da Moura Dubeux foi embasada em temas que retratam seu novo momento como empresa de capital aberto (em fevereiro/2020, a empresa realizou seu IPO na B3, no segmento “Novo Mercado”, nível mais elevado de governança corporativa da bolsa brasileira).
Essa nova condição reforçou a “Pauta ESG” da companhia, também tema nas reuniões do Conselho de Administração e que conta com um grupo de trabalho específico para liderar as ações de sustentabilidade.
Para traçar a Matriz de Materialidade do relatório, foi realizada pesquisa com clientes, colaboradores, fornecedores, órgãos e entidades públicas, associações setoriais, investidores, acionistas, instituições financeiras e comunidade de modo geral. Com base nas respostas, foram mapeados 8 temas.
Além da pesquisa de materialidade a Companhia incorporou a sustentabilidade em seu pilar estratégico ao assumir 8 compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que tratam de: fomento de negócios alinhados com valores éticos; um ambiente de trabalho seguro, saudável e sustentável para os colaboradores; construção de produtos imobiliários que impactem positivamente a qualidade de vida dos clientes; apoio e promoção de projetos que reduzam as desigualdades sociais e garantam os direitos humanos; desenvolvimento de produtos imobiliários que impactem positivamente na urbanização das cidades e com foco no consumo consciente de insumos, utilização de tecnologias sustentáveis e com eficiência energética; contribuição para o desenvolvimento econômico e fomento de educação inclusiva e equitativa aos colaboradores internos, proporcionando oportunidades de novas aprendizagens.
“O propósito da construção do relatório foi o de mapear as ações que já realizávamos internamente e ter um método comparativo com outras grandes empresas. Assim, podemos identificar as oportunidades de melhoria nas nossas iniciativas, incorporando a sustentabilidade ao nosso negócio”, destaca Villar.
A íntegra do relatório de sustentabilidade da Moura Dubeux está disponível em
https://ri.mouradubeux.com.br/sustentabilidade/
Sobre a Moura Dubeux
Atuando há mais de 38 anos no segmento de edifícios de luxo e alto padrão, a Moura Dubeux, que integra o Novo Mercado da B3 desde fevereiro de 2020 e é negociada com o código MDNE3, é a maior incorporadora da Região Nordeste, sendo a primeira em market share nas cidades de Recife, Fortaleza e Salvador. Tem forte presença, ainda, no segmento composto por flats, hotéis e resorts, voltado aos consumidores de alto padrão e estrangeiros. Tendo iniciado suas atividades em Pernambuco, também está presente no Ceará, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe.