A retomada gradual do comércio e do setor de serviços já movimenta o mercado de trabalho. De janeiro a maio deste ano, 10 mil novas vagas foram abertas, segundo dados do Trampolim, aplicativo colaborativo de empregos. A oferta de vagas é 117% maior do que o acumulado nos primeiros cinco meses de 2021, quando foram criados 4,6 mil postos.
De acordo com o levantamento realizado pela plataforma, as áreas com maior volume de vagas foram serviços gerais (30%), vendas e atendimento (25%) e indústria (13%). Para Bruno Rizzato, diretor de produtos do Trampolim, a criação de vagas está diretamente relacionada à retomada das atividades econômicas.
“Estamos em um processo de recuperação das perdas que ocorreram em 2020, com recuperação ao longo de 2021 e início de 2022. Agora, os negócios voltam a receber mais clientes, em especial nos setores varejista, hoteleiro e alimentício. A expectativa é que haja o aumento de vagas para atender a alta demanda dessas áreas”, explica o executivo.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam o aquecimento do mercado. O desemprego no Brasil caiu para 9,8% em maio de 2022, menor taxa registrada no país desde de 2016. Só as micro e pequenas empresas foram responsáveis por quase 80% do saldo de contratações com carteira assinada de janeiro a abril, apontou o novo Caged.
As vagas de MPEs são maioria no app Trampolim. “No momento, existem 2 mil vagas de pequenos negócios ativas no aplicativo. A maioria para os cargos de vendedor, atendente, auxiliar de cozinha, ajudante geral e recepcionista”, ressalta Bruno Rizzato.
Para interessados em acessar ou cadastrar vagas, clique no link e baixe o aplicativo. Disponível para Android.
Sobre o App Trampolim
O Trampolim é o primeiro aplicativo colaborativo de empregos, no qual os próprios usuários compartilham vagas e oportunidades de pequenos estabelecimentos, lojas de bairro e serviços que normalmente são divulgadas na vitrine/porta dos estabelecimentos e não são publicadas em sites tradicionais de emprego.