Com o fim do primeiro semestre do ano, o Instituto Luiz Girão compartilha os ótimos resultados da edição de 2022 do Concurso Qualidade do Leite, projeto realizado com produtores de leite parceiros de Betânia em todo Nordeste com objetivo de melhorar a qualidade e efetividade da produção cada vez mais.
A edição deste ano do Concurso teve início em fevereiro e envolve produtores registrados na Rede Brasileira de Qualidade do Leite – RBQL, através do Laboratório Clínica do Leite, e obtém êxito na missão de incentivar o produtor a produzir leite mais saudável, visando obter maior preço e ofertar um melhor produto à indústria e ao consumidor, beneficiando assim a economia local e toda a cadeia leiteira.
Para atingir esse objetivo, o Concurso Qualidade do Leite avalia produtores nas categorias Produtor de Tanque Coletivo e Produtor de Tanque Individual, com critérios de avaliação baseado nos requisitos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fornecendo troféus de reconhecimento para os destaques mensais em cada categoria e prêmios aos dois primeiros colocados no final do ano.
O produtor José Joene, da Bahia, teve o melhor desempenho na categoria Produtor Individual no mês de maio deste ano e elogia a iniciativa. “O concurso é muito bom por esse incentivo ao produtor e porque bonifica o produtor que produz um leite de mais qualidade”, disse. “Isso reflete no prazer de você produzir um alimento de mais qualidade para o consumidor, com uma melhor rentabilidade para o produtor também”, complementa.
“Nosso leite aqui é tirado a mão, então esse concurso é muito válido e importante, por fazer a qualidade do leite ser superior”, concorda Salim Bayde, produtor destaque individual de julho 2021, do Ceará, que aponta que o Concurso Qualidade do Leite é uma ação “grandiosa para o produtor” por incentivar e guiar pequenos produtores nesse processo.
O Concurso Qualidade do Leite segue até o final do ano, quando os primeiros colocados em ambas as categorias serão premiados com 50 sacos de ração concentrada, enquanto os segundos colocados receberão 40 sacos cada. Acompanhe as novidades do Instituto Luiz Girão no site e canal do YouTube.
Sobre o Instituto Luiz Girão
O Instituto Luiz Girão é uma iniciativa da Betânia que nasceu para dar vida ao propósito da empresa de promover e desenvolver a pecuária de leite no semiárido nordestino de forma sustentável, valorizando e proporcionando perspectivas melhores aos produtores de leite. Presidido por David Girão, o Instituto atua diretamente em ações como: a melhora da qualidade do leite, o incentivo ao uso de tecnologia no campo, o planejamento forrageiro e reserva alimentar, microcrédito, assistência técnica e de gestão da fazenda, garantia de compra de toda a produção e a escola do Leite para formação de mão de obra qualificada. A escolha do nome do Instituto é uma homenagem a Luiz Girão, o fundador da história do lacticínio. A concepção do Instituto foi inspirada no sistema de ODS da ONU, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, sobre o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades etc.
Sobre a Betânia
Betânia é uma marca da Alvoar Lácteos, quinta maior indústria de laticínios do Brasil, que conta com mais de 4 mil colaboradores diretos, cerca de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas, abastecendo 9 fábricas e 13 centros de distribuição, com atuação em todo o Brasil e em mais de 45 países. A marca possui um portfólio completo de lácteos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, longa vida e em pó, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite fermentado, creme de leite e leite condensado. Betânia é a marca líder no Nordeste em leite UHT, iogurtes e creme de leite e está presente em mais de 57 mil pontos de venda em toda a região.