A 17.ª edição da AUTOP – Feira Nacional de Autopeças, Motopeças, Acessórios, Equipamentos e Serviços movimentou o setor de peças e serviços automotivos de todo o país entre os dias 17 e 20 de agosto. Realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a iniciativa contou com realização e organização do Sistema Sincopeças/Assopeças/Assomotos do Ceará – SSA/CE.
Ao longo de quatro dias, empresários e profissionais do setor estiveram reunidos em um ambiente presencial de encontro e network, sinalizando um importante momento para a retomada da economia e dos negócios no segmento pós – pandemia. Ao todo, foram mais de 33 mil visitantes, o maior número registrado em 16 edições; 230 marcas expositoras e mais de R$ 100 milhões em negócios gerados e prospectados.
Para o presidente do SSA/CE e organizador do evento, Ranieri Leitão, a participação de caravanas empresariais, vindas de todo o Brasil através de parceria com distribuidores e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará – Sebrae/CE, foi um grande diferencial no fomento à realização de negócios durante a feira.
“A AUTOP superou todas as nossas expectativas! Tivemos a participação de mais de 60 caravanas, contribuímos para aumentar o volume de negócios no setor, estreitar os relacionamentos e, principalmente, dar um upgrade na qualificação profissional e na possibilidade de inovação no setor através de congressos e mais de 90 palestras”, explica.
O evento também contou com diversas ações pautadas nos pilares do ESG (sigla em inglês para os princípios ambiental, social e de governança), em conformidade com as métricas e objetivos sustentáveis estabelecidos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU, sendo o primeiro evento do segmento automotivo no país com gestão sustentável.
Atualmente, a AUTOP é a única feira de autopeças do Brasil realizada por uma entidade de classe, o Sistema SSA/CE, referência para o setor automotivo do Norte e Nordeste. A 17.ª edição da feira teve o patrocínio do Sebrae Nacional, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Schaeffler Brasil.