Com sua plataforma de consumo moderado rodando por todo Brasil há mais de 20 anos, a Ambev mirou nos últimos dois anos em uma meta clara: compartilhar com seus consumidores a importância da cultura de moderação da bebida alcoólica. Neste mês, marcado pelo seu tradicional Dia de Responsa, a companhia anuncia que seu compromisso de falar com 2,5 milhões de pessoas foi alcançado e como chegou lá.
Em Fortaleza, um time da empresa percorre universidades, incentivando o uso consciente de bebidas alcoólicas para marcar o dia. Algumas cervejas serão plotadas com frases para conscientizar os consumidores. São elas: Se beber não dirija, beba com moderação e dia da responsa. Os universitários receberam um certificado de apreciador cervejeiro de responsa.
Durante a ação, será incentivado também o uso de água, deixando a seguinte reflexão: “Nessa hora é importante misturar as coisas. Tome água enquanto bebe”. A Ambev também promoveu treinamentos para donos, garçons e maitres dos estabelecimentos parceiros para falar sobre o assunto.
De projetos transformados em políticas públicas a iniciativas que unem acadêmicos e inovação, a Ambev investiu, nesse período, em treinamentos, campanhas, mudança das embalagens e na criação de novos produtos. Entre 2009 e 2015, por exemplo, a companhia realizou parceria com órgãos públicos, ONGs, bares e restaurantes para o combate do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, além de ações focadas em segurança viária. Em 2020, lançou a plataforma da moderação aberta ao público, na qual as pessoas podem fazer um raio-x da sua relação com a bebida e mudar hábitos.
“Sabemos do nosso papel na sociedade para mudar e quebrar comportamentos que fujam do equilíbrio e da moderação. Consumo moderado tem sido nosso mantra há mais de 20 anos. Temos um time inteiro dedicado a trazer um olhar cuidadoso para essa frente, e nos provocamos a mirar em diversas formas de reprogramar a cultura da sociedade e potencializar a importância do consumo responsável nos próximos anos. Estamos avançando nessa jornada e muito mais vem por aí,” conta Rodrigo Moccia, diretor de Relações Corporativas da Ambev.
Para levar o consumo moderado à terceira potência, em 2021, a Ambev criou Smart Drink LAB, uma área de inovação dedicada a traduzir os conceitos de moderação em inovação, tecnologia e ciência. Uma das inovações que nasceu dessa frente é a barrinha ON BY BEATS, lançada no carnaval deste ano e capaz de reduzir cerca de 20% a absorção de álcool no corpo por caloria ingerida.
Festival da Moderação
O Dia de Responsa, um dos mais tradicionais e importantes momentos do calendário da Ambev, é também uma data simbólica que celebra o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Nesta 14ª edição, o Dia de Responsa se transforma no primeiro Festival de Moderação da Ambev, com várias ações ao redor do país, promovendo o diálogo sobre autoconhecimento, sobretudo quanto ao consumo moderado, e a inovação.