Após uma década de sua participação no reality de competição musical, Marcos Lessa lança seu primeiro edital, nomeado “Coração Selvagem – Marcos Lessa apresenta jovens talentos da música cearense”, para revelar novos artistas do Ceará. Jovens cantores de todo o Estado do Ceará, com idade entre 18 e 29 anos, poderão se inscrever enviando um vídeo interpretando uma composição de repertório cearense e um breve texto de apresentação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do formulário https://forms.gle/
Marcos Lessa pretende, com a projeção que já tem em Fortaleza e no Ceará, dar visibilidade a outros jovens artistas de atuações diversas. ’’Quero dar a oportunidade que eu não tive no começo da minha carreira. Existem tantos artistas de potencial em nosso estado que não têm a visibilidade que merecem e esse edital vem para impulsionar esses jovens que buscam uma oportunidade de subir em suas carreiras’’, comenta o artista.
O projeto é oriundo do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes, realizado pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – Ceará).
O edital
O projeto será dividido em três etapas: a primeira será de inscrição e avaliação técnica dos inscritos, composta por uma banca formada por profissionais do setor cultural; a segunda contará com os seis artistas selecionados na fase anterior, que serão agraciados cada um com um clipe musical gravado ao vivo, cantando uma composição de repertório musical cearense.
A produção audiovisual será realizada pela Casa de Vovó Dedé, instituição parceira nesse projeto. Os clipes serão divulgados nas redes sociais de Marcos Lessa, e será aberta uma votação popular, através de formulário virtual, para selecionar três performances.
Para a terceira fase, os três artistas selecionados na fase anterior serão convidados a participar de um show no Centro Cultural Bom Jardim junto a Marcos Lessa, com repertório de compositores cearenses, cada jovem cantando uma música, reunindo-se todos ao final do show para interpretarem, juntos, mais uma música.
Em todas as fases, os selecionados receberão um cachê no valor de R$ 400 e ajuda de custo no valor de R$ 200.
50% dos selecionados serão, prioritariamente, advindos de cidades do interior do estado. A avaliação dos inscritos não será disponibilizada, sendo de decisão soberana da equipe de produção do projeto e, portanto, incontestável.
Artistas negros, LGBTQIA+, PCDs (pessoas com deficiência), mulheres, artistas da periferia e povos tradicionais terão atenção especial na avaliação, para garantir um aspectro mais plural da cultura cearense ao projeto.
Os artistas selecionados nas duas primeiras fases serão agraciados com um cachê de incentivo à produção musical.
Cronograma previsto*:
Fase 1:
10 a 20/01 – inscrições
22/01 – resultado dos 6 selecionados
Fase 2:
29/01 – gravação dos clipes
03 a 05/02 – votação popular
06/02 – resultado dos 3 mais votados
Fase 3:
12/02 – show no CCBJ
*Suscetível a alterações.
Inscrições
Até 20 de janeiro através do formulário: https://forms.gle/