Na última sexta-feira (10/03), a Ecofor, por meio do Programa Ecocidadão, realizou mais uma ação de educação ambiental, envolvendo dezenas de crianças do Bairro Vila Velha, na Comunidade Inferninho. Foram diversas atividades como: palestra sobre cuidados com o Meio Ambiente; realização de jogos interativos e distribuição de kits e lanches.
Além disso, foi feito o plantio de uma árvore junto com as crianças e também uma pintura de painel educativo dentro da comunidade. A parceria foi com a ONG Instituto Pensando Bem.
“A principal mensagem que procuramos passar é a importância de coleta, separação e destinação correta dos resíduos. Esse é um trabalho contínuo que executamos há décadas. Acreditamos que por meio da educação teremos uma cidade mais sustentável. Continuamos com diálogo estreito com outras comunidades para seguirmos com esse trabalho ao longo do ano”, pontua João Júlio Sombra, superintendente da Ecofor.
*Sobre o Programa Ecocidadão*
Há mais de duas décadas, o Programa Ecocidadão fomenta a conscientização socioambiental nas gerações futuras, por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos. O trabalho é feito ombro a ombro com lideranças de bairro, junto com a comunidade. Além de desenvolver soluções técnicas e operacionais que melhoram o dia a dia da população.
Um dos braços do programa une arte e educação ambiental, cujo público-alvo são os jovens e crianças – nesse escopo, são realizadas apresentações de peças teatrais com foco no Meio Ambiente. O aplicativo em forma de game “Academia de Ecocidadãos”, em que pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município. Existem ainda outros jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante – todos com a finalidade de mostrar a forma adequada para o descarte correto dos resíduos.