A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) irá realizar, no dia 6 de maio, em Quixeramobim, um grande encontro da agropecuária cearense. A expectativa é de que o evento reúna cerca de mil produtores rurais de todo o Estado. Na ocasião serão discutidos os problemas relacionados à Transposição do São Francisco, assistência técnica, dentre outros assuntos de interesse do setor.
“Os cearenses precisam das águas da Transposição do São Francisco. Mas desde o ano passado não chega uma gota sequer ao Ceará. É preciso que as autoridades expliquem o que está acontecendo”, diz o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “Essa situação representa um risco hídrico não apenas para o Interior, mas também para Fortaleza, caso tenhamos chuvas abaixo da média neste e no próximo ano”.
Em 2022, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) suspendeu o bombeamento das águas do Canal Norte do Projeto São Francisco para o Açude Castanhão.
Durante o evento também será discutido com os produtores a assistência técnica prestada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a posição do agronegócio na economia cearense. Em 2022, a agropecuária cearense apresentou um crescimento de 7,7%, o maior entre os setores que compõem o PIB do Ceará, de acordo com o Ipece, superando indústria e serviços.