A A Organização Mundial da Saúde (OMS), define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de afecções e enfermidades.
De acordo com o médico Erik Guanabara, pós-graduado em Ciências da Longevidade Humana e Membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia, ser saudável exige uma série de cuidados.
“É importante beber água, praticar exercícios físicos, ter uma rotina e um estilo de vida bem definido. Muito cuidado com o estresse e atenção à sua saúde psicológica e emocional”, enumera. “Desequilíbrios emocionais e psicológicos também podem deixar nosso sistema imunológico ,mais abalado. Evitar guardar tudo pra si, conversar com alguém, ocupar a mente, meditar, ou até mesmo procurar um psicólogo”, faz o alerta o médico.
Outro ponto é o cuidado com a alimentação. “Buscar comer alimentos ricos em nutrientes, passar longe dos processados e industrializados. Evite o açúcar e gorduras e busque um consumo maior de frutas, legumes e verduras”, avalia.
O profissional explica o papel do médico na saúde preventiva. “A saúde preventiva é importante para reduzir ou remover os fatores de risco das doenças, impedindo que ela chegue no organismo. Estabelece cuidados diários que ajudam a promoção do bem-estar, prevenindo as doenças, tratando-a antes mesmo que ela apareça”, elenca.