Celebrado no Brasil no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais neste ano cai no próximo dia 13. Para entender as tendências e comportamentos de consumo para a data, a TIM Brasil, por meio da sua plataforma TIM Ads, conduziu uma pesquisa com mais de 2,8 mil clientes de todo o Ceará. O levantamento, ocorrido entre 3 e 9 de julho, destaca que itens de vestuário serão os presentes mais escolhidos, na faixa predominante de valores de R$ 20 a R$ 100.
As roupas têm a preferência dos filhos como presente, com 24% das citações, seguidas por perfumes e acessórios, que também se destacam como os itens de presente mais populares, escolhidos por 21% e 14% dos entrevistados, respetivamente. A preferência pela compra em lojas físicas ainda domina, com 56% dos usuários optando por esta via, mas o e-commerce também tem sua representatividade com 34% das intenções de compra.
Quando se trata de custos, a maioria dos cearenses (32%) planeja gastar entre R$20 e R$100, e 24% pretende investir entre R$101 e R$300. Quanto ao pagamento, a modernidade do PIX conquistou 33% dos entrevistados, mas o dinheiro ainda mantém sua relevância, sendo a escolha de 30%, seguido por cartão de crédito com 19%.
A pesquisa da TIM apontou ainda uma predominância de compradores de presente individuais, com 54% dos entrevistados pretendendo presentear uma única pessoa. Em contrapartida, 20% planejam surpreender duas pessoas, e os números diminuem para aqueles que pretendem presentear três ou mais, com 7% e 3% respetivamente. Os pais, sem surpresas, ainda são os principais beneficiários, com metade dos entrevistados planejando homenageá-los. No entanto, maridos, namorados e avôs também entram na lista, com 14% e 7% dos entrevistados, respetivamente, planejando dar-lhes presentes.
Comparativo com 2022
No ano passado, a pesquisa TIM Ads Dia dos Pais mostrou que 60,5% dos entrevistados dariam preferência a presentes de até R$100, com 44% realizando compras motivados pela data e 42% já tinham pesquisado as opções disponíveis. Entre os produtos considerados em 2022, os mais citados foram itens de moda e acessórios, além de joias e relógios, também sendo citados os chocolates e os equipamentos eletrônicos.
A pesquisa também mostrou a evolução do PIX como meio de pagamento. Em 2022, a transação empatou com os tradicionais cartões de crédito ou de débito, com 14% cada, como principal meio para pagar o presente do pai. Na época, o PIX só perdeu para o pagamento com dinheiro em espécie, opção para 39% dos entrevistados.
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de 34,6 milhões de clientes pré-pagos da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel e presença 4G do Brasil e lidera a implementação do 5G no país, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do Novo Mercado, do S&P/B3 Brasil ESG e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Está listada no Sustainability Yearbook 2022, que reúne as empresas mais sustentáveis do mundo, e foi a primeira operadora a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Faz parte ainda do Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index. Para mais informações, acesse www.tim.com.br