“Oportunizar condições iguais a quem a vida deu condições diferentes”, essa é a missão da Associação Oportunize. Formada por pessoas da sociedade civil que acreditam no potencial transformador da educação, o grupo oferece bolsas de estudo, ajuda de custo e apoio emocional a quem precisa e vê no acesso à educação uma forma de mobilidade social. Ao longo de 18 anos, a associação já transformou a vida de mais de 100 oportunizados.
A universitária Bárbara Sales foi uma das oportunizadas no ano de 2021 e atualmente está no curso de Odontologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A jovem ressalta o apoio da associação ao longo dos estudos e como foi decisivo para a sua aprovação. “Fiquei muito feliz e com mais motivação pelas pessoas do Oportunize acreditarem em mim e nos meus sonhos. Se estou onde estou hoje é graças ao apoio delas que não foi apenas no sentido de me permitir estudar em um bom local, mas também apoio emocional”, conta.
O que não parece tão difícil para quem tem acesso a uma sólida base escolar e possui condições financeiras favoráveis, pode se mostrar impossível para quem não vive a mesma realidade e nutre a vontade de melhorar de vida. “Foi com o objetivo de tentar reduzir estatísticas e fazer frente ao contexto histórico de desigualdade social e educacional no Brasil que decidimos fundar a Oportunize, proporcionando o acesso a condições iguais de educação para mudar destinos”, explica Hugo Mendonça, um dos idealizadores. A Associação também proporciona, além da bolsa, apostilas ou livros, fardamento (em casos obrigatórios), transporte, apoio psicológico e pedagógico, entre outras despesas, de acordo com a realidade financeira do oportunizado.
Contemplada com um bolsa integral para pré-enem neste ano, a vestibulanda Gabriela Aguiar sonha com o curso de psicologia e é grata à oportunidade oferecida pela associação. “Não é apenas uma oportunidade para melhorar minha base educacional, mas também uma chance de conhecer um outro mundo. A Oportunize me possibilita usufruir de um ensino maravilhoso, com professores, um corpo docente que é apaixonado pela educação, a instituição e, principalmente, a oportunidade de alcançar meu sonho e construir outros. Não é apenas um projeto que permite que uma pessoa ingresse em uma faculdade, são pessoas extraordinárias que colocam em prática a solidariedade e a empatia com o próximo”, reforça.
Oportunidades que ganham o mundo
Monalisa Paulino é uma das oportunizadas. Em 2013, foi uma das selecionadas para receber uma bolsa de estudos da Oportunize. Hoje, ela é graduada em Física pela USP e já faz mestrado pela mesma Universidade. “Foi um desafio sair da escola pública e encarar novos horizontes. Sou grata pela oportunidade que além do suporte educacional, garantiu alimentação, apoio psicológico e até mesmo reforço escolar para que eu pudesse alcançar o nível da turma”, ressalta. Monalisa pousou na Suiça, para participar do curso de verão no CERN, Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, onde fica o maior acelerador de partículas do planeta. Ela é uma das 260 pessoas selecionadas, que concorreram com 6 mil inscritos no mundo para participar do curso.
Processo Seletivo 2024: saiba como participar
As inscrições para o processo seletivo 2024 da Associação Oportunize estão abertas no site oportunize.org, no período de 2 a 18 de setembro. Os critérios incluem possuir uma renda familiar baixa e ter potencial para concluir o curso com sucesso. Após uma primeira fase de seleção das pessoas inscritas que estejam dentro do perfil, o processo seletivo contempla entrevista, teste de conhecimentos (para o caso de bolsas Pré-Enem) e avaliação psicológica.
O número de candidatos selecionados será definido de acordo com os resultados obtidos nas etapas seletivas; o valor do investimento necessário para cada bolsa integral a ser ofertada; e os recursos financeiros disponíveis. A publicação da lista final indicativa dos Oportunizados para 2024 será divulgada até 25/11.
Seja um Oportunizador
Os fundadores e atuais associados da Oportunize são os maiores financiadores do projeto, mas doações e apoio de pessoas físicas e instituições parceiras também são fundamentais. Através de doações periódicas ou isoladas, qualquer pessoa ou empresa pode se tornar um Oportunizador e contribuir para que mais pessoas sejam oportunizadas, ampliando o movimento por uma sociedade mais justa e igualitária.
Contato para entrevista: Hugo Mendonça – Co-fundador da Associação Oportuniza – 85 98195.2197 e Tatiana Maia – Oportunizada e voluntária da Associação Oportunize – 85 98109.5035
Associação Oportunize
CNPJ: 11.099.221/0001-85
Banco do Brasil
Agência: 3296-4 Conta: 22534-7
Mais informações sobre o projeto e processo seletivo estão disponíveis no site: www.oportunize.org.
Site: http://www.oportunize.org | Instagram: @oportunizeceara