Imagem: Samuel Costa
Buscar formas, desenvolver estratégias e proporcionar ao varejista condições para que ele possa vender mais. Essas são apenas algumas das prioridades da CDL de Fortaleza, que vem atuando ainda mais na promoção de ações que contribuam para a vitalidade e o aquecimento do comércio na capital cearense. Prova disso, conforme destaca Assis Cavalcante, presidente da entidade, é a realização das três grandes campanhas anuais, cujo objetivo é impulsionar as vendas e, ao mesmo tempo, premiar clientes, vendedores e o próprio lojista. Somente em 2022, a partir dessas três iniciativas, foram injetados no comércio da cidade mais de R$ 350 milhões.
A primeira campanha do ano foi batizada de “Centro Premiado”. Implementada desde a primeira gestão de Assis Cavalcante na CDL de Fortaleza, em 2018, a ação nasceu com o objetivo de aquecer as vendas na principal região comercial da cidade ainda no primeiro semestre. E a cada ano, vem conquistando um número cada vez maior de lojistas interessados em participar. “Os prêmios também são muito importantes, pois são o sonho de consumo dos clientes, como motos, bicicletas, automóveis e até casas. Participando das campanhas, eles vislumbram a possibilidade de serem sorteados com esses bens”, explica Assis Cavalcante.
A segunda campanha do ano é a “Fortaleza Liquida”, que teve início no dia 30 de agosto e segue até 06 de setembro. Trata-se de uma ação maior, que engloba não somente o Centro, mas também lojas de shoppings e demais corredores comerciais de outros bairros de Fortaleza e Região Metropolitana. Por já ser realizada há quase 20 anos, a expectativa dos consumidores para a sua realização é bastante alta. Tanto que na última edição, em 2022, o total em compras foi 11% maior em relação ao ano anterior. Já o crescimento do ticket médio das notas e do número de cupons foi, respectivamente, de 34% e 42%.
Assis Cavalcante destaca que, do ponto de vista comercial, a “Fortaleza Liquida” é estratégica porque ela acontece após quatro datas importantes para o setor: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Férias e Dia dos Pais. “Quando as mercadorias ficam nas prateleiras, ou seja, que não foram vendidas durante essas datas alusivas, é o momento de fazer uma liquidação justa. Assim, o lojista consegue fazer a renovação para o final do ano e o cliente tem a possibilidade de comprar com descontos especiais e ainda concorrer a diversos prêmios”, pontua o presidente.
A última campanha do ano é o “Natal de Prêmios”, que também surgiu durante a gestão de Assis Cavalcante, e que acontece em paralelo ao Ceará Natal de Luz. Assim como o “Centro Premiado” e a “Fortaleza Liquida”, esta iniciativa alia desconto à sorteio de prêmios entre os consumidores. “Nesse período do ano cuja a venda, digamos assim, é mais aquecida, a gente percebe que os clientes já estão se acostumando a fazer suas compras para também participar da campanha”, reforça Assis Cavalcante.
Premiação instantânea
O presidente da CDL explica ainda que, em 2023, as três campanhas também vão contar com as famosas raspadinhas. Na Fortaleza Liquida, por exemplo, serão R$ 50 mil em prêmios instantâneos, nos valores de R$ 100, R$ 200 e R$ 500. Esse tipo de modalidade de premiação foi usado pela primeira vez no Centro Premiado deste ano. “Os consumidores ficam muito empolgados, pois com a raspadinha ele é premiado, tem a resposta imediata. A expectativa é que as três campanhas superem os resultados conquistados em suas respectivas edições anteriores”, finaliza Assis Cavalcante.
Fortaleza Liquida
Os consumidores que realizarem uma compra no valor de R$ 100 em uma das mais de 6 mil lojas participantes de Fortaleza e região metropolitana, incluindo os principais shoppings da cidade (Parangaba, RioMar Kennedy, RioMar Fortaleza, Iguatemi Bosque, North Shopping, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, Centro Fashion, Mucuripe Moda Center, Shopping Metrô, Shopping Central, Terrazo Shopping, Grand Shopping, Del Paseo) vão concorrer a 01 Corolla GLi e a 01 Caminhão de prêmios. Além disso, a “Fortaleza Liquida” vai contar com R$ 50 mil em prêmios instantâneos com as raspadinhas.
E assim como nas campanhas anteriores, esta edição da “Fortaleza Liquida” vai premiar os cinco primeiros vendedores sorteados, com transação comprovada na maquininha da Rede, com um vale-compra no valor de R$ 1.000. Já o lojista que participar da campanha e atingir o faturamento mínimo estipulado pela Rede irá concorrer a três cartões vale-compras de R$ 5.000, cada. O sorteio acontece no dia 19 de setembro, na sede da CDL de Fortaleza, às 11h, com transmissão pelo Youtube da instituição.
A campanha “Fortaleza Liquida” é realizada pelo Instituto CDL, com o apoio da CDL de Fortaleza, com patrocínio da Rede, Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, BNB e Newland.