Cada vez mais, a boa qualificação e um maior nível de escolaridade permitem ao candidato que deseja ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho se apresentar com diferenciais competitivos. Nessa perspectiva, os profissionais com formação em cursos técnicos buscam suprir parte da demanda por mão de obra qualificada e certificada. Importante destacar ainda que diversas empresas hoje trabalham respeitando selos de certificações internacionais, que requerem métodos e trabalhadores com certificados profissionais.
Diante desse cenário, além da perspectiva de contratação e de salários atrativos, alunos de cursos técnicos também possuem vantagens econômicas. Comparados aos cursos de graduação, os técnicos têm mensalidades mais acessíveis e a conclusão do curso em menor espaço de tempo (geralmente dois anos) resulta em um retorno mais rápido do investimento.
O Banco de Oportunidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), por exemplo, movimentou nos últimos três anos 414 vagas de emprego destinadas exclusivamente às pessoas com formação em cursos técnicos de nível médio. Dentre as ocupações mais demandadas, surgiram oportunidades para técnico nas áreas de enfermagem, óptica, secretaria escolar, guia de turismo, transações imobiliárias, segurança do trabalho, estética, saúde bucal e eventos. Participaram destas seleções 767 egressos do Senac/CE.
Pensando nessas demandas, nas exigências e oportunidades do mercado, o Senac/CE está oferecendo um novo curso, o Técnico em Cozinha, com aulas iniciando dia 22 de agosto. A formação qualifica o participante para planejar, executar e apresentar produções culinárias que compõem os cardápios, respeitando as instruções das fichas técnicas e das boas práticas na manipulação dos alimentos, organizando e supervisionando o ambiente de trabalho na operação de equipamentos e utensílios da cozinha. A duração é de 13 meses e o horário é de 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, com aulas na Unidade Centro (Av. Tristão Gonçalves, 1245).
Em Fortaleza, a instituição também já oferece cursos tradicionais como o Técnico em Ótica e Técnico em Podologia, no segmento de Saúde, que tem demanda constante por profissionais qualificados. De acordo com as novas tendências do mercado, a unidade Senac Sobral está com inscrições abertas para os cursos Técnicos em Programação de Jogos Digitais, na área de Informação e Comunicação, e em Logística, na área de Gestão e Negócios. Nessa área, a unidade em Iguatu também oferta os Técnicos em Recursos Humanos e em Transações Imobiliárias. Já em Juazeiro do Norte, ainda há vagas para os cursos Técnicos em Informática e em Transações Imobiliárias.
“A procura pelo curso técnico tem aumentado por conta do alto nível de empregabilidade”, ressalta a Diretora Regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins. “Além disso, a duração é menor se comparada com a educação superior, permitindo que a pessoa ingresse de forma mais rápida ao mercado de trabalho, gerando renda, inclusive, para seguir estudando. Esta é a vantagem do novo modelo pedagógico que adotamos: a flexibilidade na formação profissional”, explica.
Programação
Há opções de cursos de qualificação, técnicos e de aperfeiçoamento, nas mais diversas áreas, que atendem desde quem deseja ingressar no mercado de trabalho até os profissionais que visam se atualizar dentro de sua área de atuação, seguir novos rumos, obter melhor colocação profissional ou empreender. Mais informações em: http://cursos.ce.senac.br/.