Divulgação PepsiCo
A marca Lay’s, da PepsiCo, lança a linha de batatas Lay’s Rústicas para a região Nordeste. Produzidas com batatas 100% brasileiras. A batata possui um processo de fritura diferente, chamado “kettle cooked”, que garante o aspecto rústico, em que as batatas são fritas de forma intermitente e com uma temperatura mais baixa, resultando em formato irregular e com mais textura, garantindo ainda mais crocância.
Além disso, o produto traz a rastreabilidade como um de seus diferenciais. Por meio de um código na embalagem, a marca dá ao consumidor a oportunidade de conhecer mais sobre a origem e processo de produção do produto, podendo ter acesso à informação de qual estado vieram as batatas, além da história dos agricultores que trabalham em parceria com a marca.
“ Lay’s rústicas é uma novidade que chega ao Nordeste para reforçar nosso comprometimento estratégico com a região, onde investimos nossos esforços para manter uma conexão com as pessoas, tanto aquelas impactadas positivamente pelo nosso negócio, como parceiros comerciais e produtores, quanto nossos consumidores. Esperamos que os nordestinos aprovem a crocância deliciosa das batatas Lay’s Rústicas”, afirma Cecília Dias, vice-presidente de marketing da PepsiCo Brasil.
O produto chega aos principais pontos de venda da região nos sabores Sal Marinho e Cream Cheese em embalagens de 68 e 38 gramas. Para saber mais, o consumidor pode acompanhar as redes sociais da marca @laysnobrasil.
Tecnologia e cultivo de batatas
Ao longo das últimas décadas, a PepsiCo vem realizando uma série de investimentos com o objetivo de tornar suas práticas agrícolas cada vez mais sustentáveis e tecnológicas. Para isso, por meio de sua estratégia ESG de transformação de ponta a ponta – chamada de pep+ (PepsiCo Positive), a companhia conta com tecnologia avançada em diversas frentes que, unida à expertise dos produtores parceiros, possibilita a adoção de iniciativas que buscam preservar e regenerar solos e ecossistemas.
“Cada pacote de Lay’s é produzido em uma cadeia de valor de impacto socioambiental positivo pensada de ponta a ponta, é o nosso programa pep+: do agro até o uso e o pós-consumo das nossas embalagens para entregarmos o máximo de sabor e crocância do produto. Além de destacar os atributos do produto, também queremos homenagear os produtores da nossa matéria prima.’’, comenta Ricardo Galvão, Diretor de Agronegócios PepsiCo Brasil Alimentos
Ainda sobre práticas cada vez mais sustentáveis e tecnológicas, em 2018, a PepsiCo teve a iniciativa de medir a quantidade de água limpa e potável usada das estações de beneficiamento que lavam as batatas, para reduzir o desperdício. O resultado foi a redução de 60% do uso de água limpa, que representa cerca de 50 milhões de litros de água desde o início do projeto. Essa quantidade é suficiente para abastecer uma cidade de 65 mil habitantes por sete dias no Brasil ou encher 20 piscinas olímpicas. Foram realizados investimentos por parte dos produtores desse segmento para reduzir o uso de água limpa da natureza, tais como armazenar água de chuva, usar aspersores pressurizados, e criar um circuito fechado por tanques de decantação, reciclando a água de forma natural.
As inovações de Lay’s Rústicas reforça o pilar de Agricultura Positiva da PepsiCo, em que a empresa, que busca constantemente práticas agrícolas mais sustentáveis, tem como objetivo atingir 100% de suas matérias-primas produzidas de forma sustentável até 2030 em todo o mundo.
A companhia é uma das maiores compradoras de produtos agrícolas do Brasil – só de batata são compradas por ano 122 mil toneladas (35% do volume total do mercado de batata destinado para chips). São aproximadamente 300 campos de produção de batata por ano e, em toda a cadeia, a PepsiCo gera 1.625 empregos diretos e 4.875 indiretos no Brasil.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®?, GATORADE®?, QUAKER®?, LAY’S®?, DORITOS®?, RUFFLES®?, CHEETOS®?, KERO COCO®?, H2OH!®?, TODDY®? entre outras.
Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.