por Marcos Tito – Master Coach Sênior, diretor do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC
e-mail: marcos.tito@ibccoaching.com.br
Diante de uma forte crise que abala o país, é cada vez mais comum ver profissionais da área de gestão e economia fornecendo informações, dicas e até cursos sobre como fazer para que seu negócio saia ileso dessa atual situação econômica. Mas não há uma receita de bolo, muito menos uma mágica capaz de realizar tal feito. Por isso, além de conhecer bem seu produto/ serviço, é necessário que as pessoas conheçam, principalmente, a si mesmo.
Se partirmos do princípio de que uma crise financeira pode realmente levar à falência uma empresa, é preciso que seus profissionais estejam preparados para enfrentá-la. Para isso, o mais importante é manter-se emocionalmente equilibrado, sem fazer alarmes ou adiantar preocupações que podem ser evitadas.
Portanto, opte por menos discurso e foque na ação. Busque consultorias especializadas quando achar que não domina o assunto e siga em frente. Sua equipe precisa de discursos e não de títulos, eles necessitam de um dirigente otimista e que atue com responsabilidade e foco.
A partir daí, é necessário agir de forma inteligente criando assim, uma plataforma sólida com muita positividade, mais trabalho e atenção redobrada aos detalhes e aos sinais de alerta da sua empresa. Aliado a isso, é primordial também ter informações que possam nortear seu planejamento, bem como, observar o mercado e principalmente a concorrência. Enfim, ter sempre o pé no chão e pensar como um empresário-colaborador, que seguirá firme as estratégias traçadas, mantendo a equipe comprometida com os propósitos da empresa.
Uma das ferramentas que podem ajudar a superar este momento com sucesso é o coaching, que em momentos como esses, leva o empresário e a equipe, a questionar paradigmas negativos de atuação e entraves mentais, sobre estratégias de solução, ampliação de visão de futuro e até identificação e aproveitamento de oportunidade. O processo de coaching leva as pessoas a enxergarem a situação por ângulos diferentes, o que possibilita se ter maior repertório de ações para se atingir objetivos.
Com as ações e estratégias corretas novos caminhos, oportunidades e ações irão surgir e com isso, consequentemente serão gerados resultados positivos para o seu negócio. E aí, você está prepara para enfrentar a crise?