Principais indústrias e empresas do país vão apresentar maquinários, insumos, tendências de mercado. Haverá também palestras, cursos e ainda linhas de crédito para investimentos
A Associação Cearense da Indústria de Panificação (ACIP) realiza a partir de hoje, 30 de agosto até primeiro de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, mais uma edição da Cearapão, com programação das 14 horas às 21 horas. A feira da Indústria de Panificação, Confeitaria, Gastronomia e Food Service é considerada uma das mais importantes do Norte e Nordeste, irá reunir indústrias e empresas de todo o país dos setores de máquinas e equipamentos, refrigeração, automação, insumos, alimentos, embalagens, além de diversos serviços. O evento contará com lançamentos de produtos, inovações tecnológicas, tendências de mercado e ainda linhas de crédito para investimentos.
A Cearapão tem entre seus principais objetivos fortalecer a indústria de panificação e incrementar os negócios nos setores de confeitaria, gastronomia e food service. Os indicadores de 2015 apontam que as empresas do segmento de panificação e confeitaria registraram um crescimento de 2.7% com o faturamento chegando a R$84,7 milhões, de acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). A projeção é que o setor avance ainda mais com a recuperação gradual da economia. Apanificação e a confeitaria brasileira são responsáveis por aproximadamente 820 mil empregos diretos e mais de 1.85 milhão indiretos.
Fortalecida e cheia de novidades, a Cearapão é consolidada no mercado como uma vitrine do potencial de negócios no Norte e Nordeste do país. “A Feira é uma maneira econômica e prática para as empresas atingirem um maior público interessado em adquirir algum produto ou serviço que o evento propõe. Desta forma, prospectar novos clientes, promover o network e fechar negócios são alternativas para alavancar as vendas em épocas de crise. Apesar do aumento do desemprego, existe um crescimento no número de pequenos empreendedores que buscam investir no setor de alimentos e bebidas. Além disso, é uma oportunidade para empreendedores que buscam informações, parcerias, novas ideias, fornecedores e compradores”, afirma o presidente da ACIP, Carlos Brandão.
Um dos destaques desse ano da Feira é a palestra do presidente do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), o consultor Márcio Rodrigues, que abordará indicadores de performance do setor de alimentação, panificação e confeitaria, como perdas na produção e distribuição de produtos. Será apresentado também um balanço do setor, custos e faturamento, indicadores de produtividade, além da apresentação das tendências de consumo dos brasileiros e fatores de sucesso para as empresas de panificação. “Este evento assume uma importância particular por que o Brasil, nos últimos anos, passou por profundas transformações na economia e na cultura. Precisamos nos atualizar para garantir inovação nas nossas empresas e superar desafios junto aos fornecedores e clientes. Precisamos nos adaptar a nova realidade mundial”, reforça o presidente da Feira.
A Cearapão contará também com a presença de dois chefs da França que ensinarão técnicas de produção utilizadas na panificação e o uso de farinhas diversificadas. Mr. Jacques Paulin reconhecido pela tradição e pelo compromisso em garantir uma matéria prima sustentável, saborosa, saudável e sem aditivos químicos e Mr. Philippe Lanié, parceiro da France Panificação, que trabalha com formação e treinamento, e dispõe ainda de um “Atelier de Pães” no Rio de Janeiro, onde ministra aulas particulares de panificação artesanal. A iniciativa de trazer os dois profissionais para ministrar palestras durante a Cearapão é da ACIP, em parceria com as empresas Portuguesas Ramalhos e Ferneto.
Outro destaque da programação será o Concurso de Pães, Sanduíches e Tortas com o objetivo de desenvolver e premiar o talento dos profissionais da panificação e confeitaria. O concurso é aberto para profissionais que trabalham nas empresas, da capital e dos municípios do interior, associadas ACIP. As receitas inscritas serão preparadas, ao vivo, e julgadas durante os três dias da Feira.
“Aproximadamente 12 mil visitantes devem passar pela Cearapão. Em 2015, contamos com um pouco mais de nove mil pessoas durante a feira. Vale destacar a vinda das caravanas de todas as regiões do interior cearense. Já temos confirmações de empresários dos municípios de Sobral, Limoeiro do Norte, Russas, Canindé, Iguatu, Quixadá e outros. Iremos oferecer todos os subsídios para o desenvolvimento do setor de panificação, confeitaria e gastronomia, com uma atenção especial aos municípios do interior, onde os estabelecimentos estão crescendo com o desafio de atender às demandas do mercado local. Contamos com uma feira de alto nível para surpreender os novos e antigos expositores com o volume de negócios fechados”, conclui Carlos Brandão.
A Cearapão é gratuita, voltada para profissionais, estudantes, aspirantes e empresários ligados ao setor de alimentos. As inscrições devem se feitas antecipadamente pelo site da CEARAPÃO no endereço:http://www.cearapao.com.br/ ou ainda no dia do evento. A organização da Feira é da empresa Cenarium Produções. Não é permitida a entrada de menores de 16 anos mesmo acompanhado dos pais.
Essa edição conta com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC), Banco do Nordeste, SEBRAE, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), e apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP) e Sindicato da Indústria de Panificação do Ceará (Sindpan).
CEARAPÃO 2016
Período: 30 de agosto a 01 de setembro, das 14h às 21h
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE)
Mais informações em: http://www.cearapao.com.br/
ACIP: Associação Cearense da Indústria de Panificação
Contatos: (85) 3272-4774 ou cearapao@cearapao.com.br
Organização: Cenarium Produções – Juliana Noberto (85) 99626.4633