No dia 29 de setembro será inaugurada mais uma estação do Projeto Bicicleta Integrada, dessa vez no Terminal Conjunto Ceará
Pedalar e viver a cidade sob duas rodas significa liberdade e qualidade de vida. O Extra apoia essa paixão de Fortaleza pela bike. Da rota ao transporte, a rede está investindo em diversas ações na capita. Uma delas é o apoio a duas novas ciclofaixas de lazer aos domingos: a Nova Rota Oeste, que liga a Praça do North Shopping ao Passeio Público, e a Nova Rota Sul, que liga a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Montese, ao Passeio Público. O Extra inaugura, até o fim do mês, novas estações do Projeto Bicicleta Integrada nos terminais de ônibus de Fortaleza, duas já foram inauguradas e mais uma estação será inaugurada nesta sexta (29/9), dessa vez no Terminal Conjunto Ceará, outras duas já seguem em funcionamento no Terminal Siqueira e no Terminal Messejana.
“Temos o ciclismo no DNA do Extra e estamos sempre estimulando ações e eventos nesta modalidade esportiva. Valorizamos as pessoas usufruindo as ciclovias da cidade, praticando esportes na busca por qualidade de vida e de hábitos saudáveis. É muito bom ver a paixão do Fortalezense pelas bicicletas e poder contribuir para o fortalecimento desta atividade na cidade”, disse Marcelo Onofre, Gerente Regional do Extra.
O Sistema de Compartilhamento de Bicicletas Integradas do Extra tem o objetivo de levar meio de transporte sustentável e não poluente com integração entre Bikes, Estações e Terminais de Transporte Público, incentivando o uso da Bicicleta como meio de transporte. Serão três estações – cada estação contará com 50 Bicicletas e 60 Posições – somando um total de 150 bicicletas disponíveis nos Terminal Conjunto Ceará (50 bicicletas), Terminal Siqueira (50 bicicletas) e Terminal de Messejana (50 bicicletas). O funcionamento será de domingo a domingo, das 05h às 23h59 para retirada de bicicleta e 14h para devolução.
As bicicletas do Extra estarão adaptadas às normas do Código de Trânsito Brasileiro, possuem quadro de alumínio, celim anatômico com ajuste de altura, refletores (frontal, traseiro, pedais e laterais dos pedais), guidão emborrachado e suporte personalizado para artigos pessoais e buzina tipo campainha, câmbio de três marchas e espelho retrovisor.
Já as Ciclofaixas de Lazer que o Extra apoia, trata-se de um circuito no qual é isolada uma das faixas das vias para o uso exclusivo de ciclistas. O objetivo é estimular uma maior integração das pessoas com a cidade e promover o uso da bicicleta no ambiente urbano e oferecer à população mais uma opção de lazer e ser uma ação educativa para o trânsito da cidade. Sempre aos domingos, as Ciclofaixas de Lazer Extra terão horário de funcionamento das 7h às 13h, contando com uma média de 4.000 ciclistas por dia e extensão de 12,5 Km.
REGRAS DE USO DO SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS INTEGRADAS DO EXTRA:
CADASTRE: Realizado presencialmente no Posto de Cadastramento do Terminal, portando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, bilhete único cadastrado no CPF do usuário requerente e número de telefone celular pessoal válido.
RETIRE UMA BIKE: É possível retirar uma bicicleta através do Bilhete Único cadastrado, do aplicativo, disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS e através de ligação telefônica.
USE A BICICLETA:
– Período máximo de 14 horas.
– Se o usuário desejar retirar novamente a bicicleta ao término do período, sem penalidades, deverá devolver a Bike normalmente e aguardar 15 minutos para a próxima retirada.
– A cada 60 minutos de atraso na devolução da Bicicleta, o usuário terá o cadastro bloqueado por 24h.
– Bicicletas retiradas a partir das 17h das 6ª-feiras e vésperas de feriados poderão ser devolvidas até às 9h do dia útil subsequente sem que haja penalidade ao usuário.
DEVOLVA A BICICLETA: A devolução da Bicicleta pode ser realizada em qualquer Estação disponível, 24 horas por dia.
ROTAS DAS CICLOFAIXAS DE LAZER EXTRA AOS DOMINGOS:
Nova Rota Oeste – liga a Praça Jonas Freitas, conhecida como Praça dos Animais ou Praça do North Shopping, no bairro São Gerardo (Regional I), ao Passeio Público, num percurso de 4,7 quilômetros. O circuito passará pelas ruas Três, Braz de Francesco, seguindo pela Avenida Bezerra de Menezes, depois pela Rua Justiniano de Serpa, em seguida para a Avenida Domingos Olímpio e Rua Senador Pompeu, onde finaliza no ponto de convergência do Passeio Público, por trás da 10ª Região Militar.
Nova Rota Sul – com aproximadamente 6,3 quilômetros, liga a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese (Regional IV), ao Passeio Público. O percurso partirá da Avenida Professor Gomes de Matos, seguindo pela Rua Pré Nove, depois pela Avenida dos Expedicionários e Rua Senador Pompeu, chegando à Rua João Moreira, onde finaliza no Passeio Público.
- postado por Oswaldo Scaliotti