Na semana do Dia do Professor, instituição celebra resultados dos programas O Círculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência
Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2016 – Neste Dia dos Professores, a TIM tem muito a comemorar: o Instituto TIM já contribuiu para a formação de mais de 14 mil docentes brasileiros desde 2013, ano de sua fundação. O resultado é fruto do trabalho de dois projetos – O Círculo da Matemática do Brasil e TIM Faz Ciência – que, juntos, envolvem mais de 450 mil alunos em todo o país.
O Círculo da Matemática do Brasil trouxe para o país a abordagem The Math Circle – criada pelos professores Robert e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard – e busca aprimorar o aprendizado da matemática na rede pública de ensino, despertando nas crianças o gosto pela disciplina, que costuma ser o “bicho papão” de muitos alunos. A iniciativa promove a realização de aulas cooperativas de matemática para turmas pequenas de crianças do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, nas quais a participação e a autorreflexão dos estudantes são incentivadas. Em três anos, 3,5 mil professores foram formados para aplicarem o método em salas de aula no país.
Já TIM Faz Ciência é uma iniciativa dirigida a professores e estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e os leva a explorar operações intelectuais próprias à produção de conhecimento científico, como observar, verificar, classificar, questionar, definir, aplicar e generalizar. Desde 2013, TIM Faz Ciência já formou 10,9 mil educadores. Apenas neste ano, mais de 4,7 mil professores se inscreveram para participar de encontros de formação, realizados em parceria com Secretarias de Educação municipais e estaduais, como os que acontecem no mês de outubro em Foz do Iguaçu (PR), Betim (MG) e Vitória (ES).
Sobre o Instituto TIM
Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 700 mil pessoas em todo o país.