A 3ª edição conta com mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 14 artistas internacionais, além de atividades de formação
O “Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana” já começou e segue até o dia 12 sacudindo a capital com atividades gratuitas em toda a cidade. Os artistas já estão espalhados pela Capital em diversos bairros pintando ao vivo e na rua, apresentando seus trabalhados em graffiti, criando instalações de mobiliários urbanos, performances sonoras, além de dialogar com a população e promover palestras, seminários e vivências. Temos palestra hoje (9) com Ciril23 (ESP) e Chylo (ESP) sobre Graffiti e Tecnologia e Atelier compartilhado. O evento gratuito acontece nesta quarta-feira às 19h, no Auditório do Porto Iracema das Artes. Confiram a programação completa no site oficial e nas nossas redes sociais – e destacamos a localização de alguns artistas que já estão em ação:
– Largo dos Tremembés: Uma parceria do Festival Concreto com o Médico Sem Fronteiras – “O Conexões MSF” se propõe a levar para cada cidade visitada uma intervenção artística duradoura para manter viva a lembrança da ajuda humanitária. A partir de relatos de profissionais de MSF sobre suas experiências em diversas situações, artistas convidados representam com sua arte o que interpretam dos textos. Em Fortaleza, a produção deste Diário de Arte fará parte do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana. O muro escolhido para o grafite fica no Largo dos Tremembés, na Rua dos Tabajaras, 451– Praia de Iracema e contará com a participação de Fernando França (CE) e Claudio César (CE). A finalização da obra já será no dia 12 de novembro, a partir das 15h.
– Bom Jardim – pintura – Ozi (SP) no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
– Centro – Intervenção – Duplo-cego de Simone Barreto na quarta-feira (9/11) a partir das 10h no entorno do Salão das Ilusões (R. Cel. Ferraz, 80 – Centro).
– Centro – Pintura – Mariana Palomino (Ilhas Canárias) pinta a clínica de preços populares, uma entidade filantrópica com parceria do Iprede e do Lar torres de melo, fica na av. Domingos Olímpio nº1234 esquina com a Avenida da Universidade.
– Benfica – pintura – E tem muro colorido no IFCE do Benfica. Os artistas Vander Che, Siba, Pablo Malafaia e William Mophos começaram os trabalhos no dia 7.
– Viaduto da Avenida Raul Barbosa recebe intervenção do Festival Concreto. Os artistas Dinho Bento (Minas Gerais), Kbeça (Bahia), Weybher Ferreira e Lápis de Lata (Fortaleza) começaram no dia 7/11 a pintura.
– Estoril – Pintura da artista Maíra Ortins
– Muro da TV Jangadeiro – Pintura do grupo Baião Ilustrado
– Praia de Iracema – pintura – Coletivo Zin no Porto Iracema
– Praia de Iracema – pintura – Unonueve (CHI) pinta a Rua Antônio Girão Barroso
– Praia de Iracema – pintura – Cláudio Ethos (SP) pinta no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Em 2016, o Festival Concreto conta com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, serão mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 14 artistas internacionais de nove países (México, Chile, Espanha, Polônia, Argentina, Portugal, Ilhas Canárias, Itália e Inglaterra), além de atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, bazar de compra de obras e as já tradicionais festas e shows que encantam deixando um legado de criatividade, rebeldia e beleza que vai muito além das tintas.
Formações – Um dos destaques das atividades é a Amplitude, Escola de Arte Urbana, responsável pelas ações formativas, que em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, realizarão Vivências Práticas de Formação, que através de convocatória, 10 selecionados irão receber bolsa-auxílio e serão acompanhados, num processo de aprendizado prático e dialógico, por artistas de renome nacional e internacional. Outro fator importante é o “Seminário Arte Urbana – Cultura Contemporânea”, um ciclo de palestras com artistas, produtores e ativistas da arte urbana mundial. Uma ação em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. A formação e o intercâmbio são marcas fortes dessa terceira edição. As atividades de formação acontecem também em parceria com o Laboratório de produção da Quitanda das Artes.
Exposição Choque Cultural – E a programação do Festival Concreto já está rolando desde o dia 27 de outubro com atividade de pré-lançamento: a Exposição: Choque Cultural no Festival Concreto, 13 anos de produção gráfica segue em cartaz até o dia 10 de novembro na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma oportunidade de conhecer obras de artistas renomados na arte urbana. É pioneira enquanto galeria especializada em arte urbana no Brasil e referência mundial.
Saiba mais – O Festival que nasceu com o propósito de produção e difusão, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza, também objetiva promover a interação e o dialogo com as mais diferentes culturas, onde aspectos como a estética, a forma e a cor sejam discutidos, promovendo assim um verdadeiro crescimento na qualidade da produção artística como um todo, buscando estar na vanguarda da arte urbana. Em 2015, o Festival Concreto contou com participação de 25 artistas de doze países, 30 artistas nacionais, 100 artistas locais, cinco bandas e o lançamento do projetos Cine Mara Hope, com a exibição do filme “Medo do Escuro”, do cineasta Yvo Lopes. Outra atração foi o Mobiliário Urbano, que promoveu a instalação da arquibancada para o pôr do sol na Praia de Iracema. Já a primeira edição, em 2013, reuniu 117 artistas nacionais e internacionais em exposições, intervenções, workshops, oficinas e palestras, técnicas e linguagens, como o muralismo, o graffiti, a música e a dança.
Festival Concreto 2016 – patrocínios: ENEL, Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE).
Programação Festival Concreto 2016: www.festivalconcreto.com.br
Serviço:
Festival Concreto 2106 – De 4 a 12 de novembro em Fortaleza
Mais informações: https://www.facebook.com/festivalconcreto/?fref=ts