A agência cearense de design e branding Abracadabra conquistou o 3º lugar no 17º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, no módulo Embalagem, na categoria Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas). O reconhecimento nacional resulta do projeto desenvolvido para o café Atelier 1913, cultivado no Sítio São Roque, em Mulungu (CE). A premiação aconteceu na última quinta-feira (21) em São Paulo.
Esse ano, a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) comemora 50 anos de atuação com foco na valorização da embalagem nacional. “Esse é o mais tradicional e importante prêmio do setor. Para a Abracadabra, vencê-lo é ser colocado no rol das melhores empresas”, ressalta o sócio fundador da Abracadabra, Allyson Reis. Ele explica que cada módulo do prêmio contempla diferentes categorias estratégicas relativas às principais aplicações e mercados usuários de embalagens. “Nós queremos mostrar que, mesmo um negócio pequeno, feito de maneira artesanal, pode construir valor de marca através do design”, afirma.
Como desafio nesse projeto, a Abracadabra propôs contar mais de 100 anos de “causos” de maneira sucinta, eficiente e emocionante, em apenas uma embalagem. Por se tratar de uma empresa familiar, com produção artesanal, o produto – que passou a ser comercializado agora em 2017 – precisava ser disponibilizado em embalagem de fácil produção, custo reduzido e prática, que já transmitisse uma mensagem ao seu consumidor antes mesmo dele sequer pegá-la.
No processo de criação, a equipe realizou então uma imersão no Sítio São Roque, local onde o café Atelier 1913 é cultivado, se inspirando para a criação da marca e da embalagem. O “A” serifado transmite a ideia de um produto clássico, como as capitulares dos livros antigos de receitas que encontradas no sítio. As cores frias e o visual clean passam uma mensagem de “produto atualizado”. As fotos dos pais do sr. Gerardo, identificam os dois diferentes blends do produto: Alfredo e Amélia, juntamente com suas histórias, que, por sua vez, dão um toque artesanal, pessoal e familiar ao produto, assim como o saco de papel craft. Um barbante e um carimbo com o nome da marca arrematam a embalagem.
“Dessa forma, conseguimos juntar, em um único produto, o design atual, a história e o artesanal. São três elementos que a Abracadabra gosta de reunir em um único projeto e, por isso, o selecionamos para concorrer ao Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira”, explica a sócia fundadora, Monike Oliveira.Ela conta que, após a criação da sua marca e da sua embalagem, o café Atelier 1913 ganhouas prateleiras de cafeterias e que, em breve, terá o seu próprio sistema de assinaturas. Com uma embalagem moderna e repleta de histórias, também ficou mais fácil despertar o interesse do público consumidor.
Sobre a Abracadabra – Fundada em 2008, em Fortaleza (CE), pelos designers Monike Oliveira e Allyson Reis, a agência reúne um time de estrategistas e criativos, especialistas multidisciplinares com experiência na construção e reinvenção de marcas através do branding e do design. A Abracadabra acredita no poder das grandes ideias e na capacidade de contar histórias memoráveis através das marcas, produtos e serviços de nossos clientes.
No seu portfólio, constam clientes como Sebrae, Fundo Criatec, Magus, Benor, Linhas & Cores, CETRA, Tortelê, Pardal Sorvetes, Mude, Aimê Café, Onvit, Fiec, entre outros. Além do IF Award 2015 do RedDot Awards do Idea Brasil e do Prêmio Lusos em 2014, já foi premiada em duas categorias no Brasil Design Awards 2009. Em 2016 venceu o prêmio Objeto Brasil e ficou em 22º lugar entre as 70 agências mais criativas do Brasil, no ranking Meio & Mensagem.
Mais informações:
Abracadabra
Site – www.abracadabradesign.com.br/
Facebook – www.facebook.com/abracadabradesign
Instagram – @abracadabradesign
- postado por Oswaldo Scaliotti