Iniciativa da Justiça do Trabalho busca conscientização contra acidentes de trabalho
O 28 de abril é o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Para marcar a data, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) articulou ações com os principais clubes cearenses de futebol (Ceará, Ferroviário e Fortaleza) e com a Federação Cearense de Futebol (FCF) para conscientizar empregadores e trabalhadores sobre da necessidade de evitar acidentes de trabalho.
A iniciativa faz parte do Abril Verde, campanha que promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. “A ideia é que essas instituições divulguem o seu engajamento contra riscos de acidentes e de doenças de trabalho”, afirma o desembargador Francisco José Gomes da Silva. Ao lado do juiz do trabalho Carlos Rebonatto, os magistrados atuam como gestores regionais do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho.
O Ceará e o Ferroviário apoiaram a campanha com publicações temáticas em suas redes sociais. Além de realizarem publicações, o Fortaleza e a Federação Cearense de Futebol aderiram à campanha iluminando de verde a fachada de suas sedes.
O objetivo da mobilização é chamar a atenção para a importância de prevenir os acidentes de trabalho, que no Brasil são registrados a cada 49 segundos, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.
Este ano, diante da pandemia do Coronavírus, o Programa Trabalho Seguro visa agradecer aos profissionais que seguem trabalhando presencialmente para evitar que acidentes de trabalho, contaminações em massa e outras tragédias aconteçam.