A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) levou muitas instituições a reinventarem as formas de produzir conteúdo e se comunicar com seu público-alvo. Na Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) não foi diferente. Após uma parceria firmada entre a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), foi criado o projeto #NaPausa, com o objetivo de levar conhecimento e informações acerca das temáticas que envolvem o atendimento realizado por defensoras e defensores públicos.
Desde o dia primeiro de abril, quando o projeto iniciou, já foram realizadas 25 lives entre defensores públicos e especialistas convidados das mais diversas áreas do Direito. As transmissões são realizadas ao vivo, sempre às 17 horas, nos instagram da Defensoria Pública Geral do Estado (@defensoriaceara) e da ADPEC (@adpec). Já participaram do projeto o ex-ministro José Eduardo Cardoso, o presidente global da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, o médico infectologistas Antônio Silva Lima Neto, a jornalista Cláudia Lemos, além de operadores do direito das mais diversas regiões do Brasil, como Alexandre Morais (doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná), Conrado Paulino (presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul), Patrícia Pithan (defensora pública e coordenadora da Câmara de Autocomposição de Conflitos Familiares da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul), Geraldo Prado (professor Doutor em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro), dentre outros.
“O Na Pausa é uma forma da ESDP estreitar laços com os assistidos da Defensoria e promover cidadania neste período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De repente, a vida mudou muito. Adaptações de todas as ordens e dimensões. E é preciso uma pausa para analisarmos as transformações no mundo técnico e jurídico. Todos que aceitaram o convite da ADPEC e da Escola Superior só somaram para a construção de um amanhã mais feliz”, destaca a presidente da Adpec, Amélia Rocha.
Além das lives, do projeto #NaPausa, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará transmite uma programação de lives com aulas de yoga que trabalham o alongamento muscular, a meditação do auto acolhimento e exercícios de respiração, uma programação especial para o público infantil e aulas de treinamento físico. ““Essa programação surgiu pela preocupação não só com associadas e associados, mas também com seus familiares, com os nossos assistidos e com a sociedade. Neste momento não podemos esquecer de cuidar do corpo e da mente. O objetivo é diminuir o impacto que o isolamento social trás para nossa rotina”, explica Amélia Rocha.
Confira a programação no nosso perfil no Instagram (@adpec).