Esta semana foi de intensa troca de conhecimentos sobre Caucaia e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Promovido pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), a 3ª edição do Diálogos & Ideias, realizado no último dia 17, reuniu os poderes público e privado para a exposição de temas relevantes ao desenvolvimento da região. O encontro recebeu o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), mais a sua equipe de Secretários e Vereadores. Participaram também importantes players da região, representantes das empresas associadas e convidados, Polícias Militar e Rodoviária Estadual, Sine/IDT, FIEC e outras entidades de peso para o Ceará.
O presidente da associação, Ricardo Parente, apresentou aos convidados todo o potencial do CIPP, seus principais números, oportunidades de negócios e desafios: “Temos que ser seguros e convictos de que o Porto do Pecém e a região do CIPP são as melhores oportunidades de desenvolvimento para o Ceará. O crescimento do CIPP certamente refletirá em riquezas para as outras regiões do Estado, mesmo as mais afastadas. Por isso é tão importante criarmos um cenário favorável para melhorar a economia e o avanço desta região, e as parcerias são importantíssimas nesse processo”, reflete.
Junto de seu secretariado, além de apresentar o plano do governo municipal, o prefeito dialogou com empresários e gestores sobre as oportunidades existentes para o crescimento sustentável da região e destacou a importância do evento. “Nós temos um sonho em Caucaia. Esse sonho é o de dar mais dignidade à vida das pessoas. E isso nós acreditamos que só vem com o trabalho. As pessoas precisam de emprego. Caucaia hoje tem 358 mil habitantes e nós sabemos que a indústria tem capacidade para empregar muitas dessas pessoas. Elas geram emprego desde a sua construção até operação. Esse dia de hoje veio de encontro a esse sonho. Tenho certeza que esse diálogo só vai somar para o nosso município e sua população”, comenta o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim.
Estiveram presentes no encontro e apresentaram dados importantes sobre a região a Diretora Comercial do Porto do Pecém, Rebeca Oliveira e o Reitor do Instituto Federal do Ceará, Prof. Virgílio Araripe, que falaram sobre o crescimento do setor portuário e da importância da mão de obra qualificada na região, respectivamente. Para o presidente da AECIPP, Ricardo Parente, o objetivo do Fórum é iniciar o diálogo em torno das contribuições esperadas de cada lado. “Atualmente, grande parte das decisões tomadas precisam dessa articulação, a qual envolve governo, sociedade e empresas”. O Diálogos & Ideias foi finalizado com uma visitação ao IFCE – Campus do Pecém.
Confira alguns depoimentos:
“O Poder Público não faz nada se não tiver o apoio da iniciativa privada. Hoje nós temos que trabalhar em conjunto, porque eles é que vão trazer os empregos para a população. Nós precisamos dar suporte a essas empresas, levar a infraestrutura para onde será gerado um desenvolvimento maior. Isso vai gerar um fluxo maior de pessoas, que vão precisar de mais estrutura, é um ciclo e nós temos que estar unidos. Essas reuniões são importantes para a gente visualizar onde e em que as indústrias estão focando, para que a prefeitura possa focar também e trabalharmos juntos”. – Secretário de Infraestrutura de Caucaia, Kleber Correia.
“Hoje, esse encontro mostrou as possibilidades de investimentos para Caucaia. Mostrou que o CIPP funciona e que as oportunidades estão abertas. Agora nós precisamos direcionar um Plano de Trabalho, entre CIPP, ZPE, Agência de Desenvolvimento Econômico de Caucaia e municípios vizinhos, visando criar um momento de crescimento para Caucaia e São Gonçalo também. Nós temos que procurar interligar os serviços e trabalhar juntos. No final, ganha todo mundo”. – Secretário do Desenvolvimento Econômico de Caucaia, Jaime Anastácio.
“Caucaia é um município com um território muito grande. Cabem quatro Fortalezas dentro da nossa área. Isso por si só já é desafiador. Faz a gente ter que ser criativo para superar descasos de gestões anteriores e enfrentar as dificuldades. O poder público pode fazer bastante coisa, mas sozinho não faz tudo. Daí a necessidade de termos parceiros. É muito bom saber que a AECIPP tem demandas e quer ser parceira da Prefeitura. Nós estamos à disposição para tudo o que for em prol do desenvolvimento da nossa cidade e signifique melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Caucaia tem um potencial enorme. E nós nos propomos a fazer uma gestão de valorização desse potencial”. – Secretária de Governo de Caucaia, Erika Amorim.
“Esse é um momento muito importante e uma iniciativa louvável. Acho importantíssima a presença da associação no Complexo Industrial Portuário do Pecém e o seu esforço de atuação junto ao Poder Público e outras searas. Porque é isso que tem que acontecer cada vez mais, a interação de vários atores que atuam para o benefício e desenvolvimento do CIPP e, consequentemente, do Ceará”. – Diretor da Termaco Logística e associado AECIPP, Carlos Maia.