A utilização de inteligência artificial (IA) em empresas tem crescido exponencialmente, transformando a maneira como os negócios operam e melhorando a eficiência dos serviços diários. De acordo com pesquisa realizada pela IT Forum Inteligência, 16% dos empresários consideram o uso da ferramenta como muito importante para suas empresas, dado que cresce para 49% quando avaliado a expectativa de aumento no investimento a curto prazo, levando em conta um período de 2 a 3 anos.
Essa tendência está particularmente em voga entre as startups e pequenas empresas, que veem na IA uma oportunidade para competir com grandes corporações.
Lucas Melo, Coordenador Geral da Associação dos Jovens Empresários (AJE), destaca a importância dessa evolução: “Estamos vivenciando uma nova revolução na sociedade. A revolução proveniente da IA será tão ou mais relevante que as últimas revoluções que nosso mundo presenciou, como a revolução industrial e agrícola.
A inteligência artificial não é mais uma tecnologia do futuro, mas uma ferramenta essencial para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Uma empresa, independente do seu porte, que saiba adotar a IA no seu dia a dia, conseguirá reduzir seu custo, melhorar sua eficiência e sair na frente de seus concorrentes que não a implementarem. De fato, quem não adota-la ficará para trás.
O tempo de implementação e resolução de tarefas será reduzido em escala exponencial com o advento da IA.”
Empresas que utilizam IA relatam um aumento significativo na satisfação do cliente e na personalização dos serviços, o que resulta em maior fidelização e crescimento das receitas. A capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real permite decisões mais informadas e estratégias de negócios mais eficazes, abrindo caminho para um futuro empresarial mais dinâmico e adaptável.