Os dias mais importantes para quem busca ingressar no ensino superior estão chegando e, junto com eles, a tensão começa a tomar conta dos estudantes de todo o Brasil. Em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a preparação física e emocional do candidato surge como aliada e pode ser decisiva para uma boa pontuação na prova.
Para os postulantes mais nervosos com a aproximação do exame, o indicado é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina E, como nozes e castanhas. Além disso, as bananas e as sementes de abóbora também são recomendadas, pois elas ajudam no equilíbrio dos eletrólitos e no gerenciamento da pressão arterial.
O coordenador do curso de nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará, Fernando Brito, alerta que os cuidados devem ser redobrados no dia da prova. “A principal dica é que o aluno nunca comece a prova de estômago vazio. A ansiedade gerada pela realização da prova aumenta a necessidade energética do organismo. Caso o candidato não tenha se alimentado corretamente, uma situação de hipoglicemia (baixo teor de glicose no sangue) pode ser gerada, o que acarretará em dificuldade de concentração, dores de cabeça e tontura ou fraqueza”, detalha.
Fernando Brito informa ainda que uma refeição rica em carboidratos complexos, como pães e outros cereais integrais acompanhadas de frutas polposas, a exemplo de maças e goiabas, garantem o fornecimento de energia para as primeiras horas de prova. Devem ser evitados refrigerantes e alimentos ricos em carboidratos simples, como doces e chocolates industrializados, que possuem excesso de açúcar ou gordura. O ideal são as barras de cereais ou os sanduiches de pão integral com recheios de queijo branco, geleia ou frango desfiado.
A seleção correta dos alimentos também pode ajudar aqueles participantes que querem um reforço para guardar os conteúdos estudados durante todo o período de preparação. “Existem alguns nutrientes que possuem papel fundamental no processo de aprendizado em todas as fases da vida. São os alimentos ricos em vitamina C, zinco, vitaminas do complexo B (em especial as vitaminas B1, B3, B6 e B12), fósforo, ferro e selênio”, afirma Fernando Brito. O coordenador do curso de nutrição da Estácio salienta que esses compostos podem ser encontrados em castanhas, nozes, amêndoas e cereais integrais.
Com a alimentação como aliada, os estudantes podem focar na prova e fazer o Enem sem contratempos.