O Colégio Santo Inácio comemora os excelentes resultados de seus alunos nos exames do ENEM, vestibulares e Olimpíadas de 2018/ 2019. O mais recente e expressivo resultado aconteceu, na última sexta-feira (28), quando o aluno do terceiro ano do Ensino Médio, Vítor Manoel A. Ferreira Leite, além de aprovado nos cursos de Medicina, na Universidade de Fortaleza e Engenharia, na Universidade Federal do Ceará, obteve o aceite de uma das universidades americanas, que formou cinco dos atuais astronautas da NASA, a Auburn Global.
A partir de agora, Vítor faz parte do time de engenheiros aeroespaciais da conceituada universidade de Engenharia americana. Segundo a diretora geral do Colégio Santo Inácio, Albanisa Gomes, a grande realização de todos que fazem a escola é poder contribuir de forma eficiente e eficaz com a realização dos sonhos dos alunos.
Sobre o Colégio Santo Inácio:
O Colégio Santo Inácio completa, em 2020, 60 anos de serviços dedicados à Educação no Ceará. A tradicional Escola Jesuíta oferece Educação Básica de qualidade, do Infantil à 3ª série do Ensino Médio, e sua missão é formar cidadãos competentes, conscientes, comprometidos, compassivos e criativos.
A Escola vem passando por um processo de revitalização e, em 2016, teve a sua primeira diretora leiga da história da instituição, Albanisa Gomes. Ano que foi também lançado Projeto Educativo Comum – PEC, documento norteador e inspirador das práticas pedagógicas nas instituições de Educação Básica da Rede Jesuíta de Educação (RJE), e que possui como foco a aprendizagem integral e a excelência humana e acadêmica dos estudantes.
O PEC é o resultado de uma ampla e intensa troca de saberes entre mais de 2.000 profissionais da Rede Jesuíta, que foram trabalhando durante dois anos, por meio de grupos de estudo, seminários e reuniões presenciais e virtuais. O documento evidencia a preocupação da Rede Jesuíta de Educação e da Companhia de Jesus em formar pessoas capazes de responder às demandas da vida e do mundo com inovação, criatividade, responsabilidade e respeito à Casa Comum.
O Colégio Santo Inácio vem em uma crescente de excelentes resultados, especialmente, no tocante aos exames do ENEM, Olimpíadas e vestibulares.
O início:
O Colégio Santo Inácio iniciou suas atividades no ano de 1955, na sacristia da Igreja de Cristo Rei, com uma pequena escola de nome de Pré-Escola Apostólica Nossa Senhora de Fátima, uma iniciativa do P. Antônio Monteiro da Cruz, SJ, assessorado por um grupo de educadores leigos. Em 1956, passou a ser chamado de Externato Cristo Rei, com regime de semi-internato. Com o aumento de alunos, tornava-se necessário um espaço maior para a ampliação do então, Ginásio Cristo Rei.
Em 1º de março de 1960, data oficial de fundação do Colégio, foi lançada a pedra fundamental, o prédio que ficou funcionando ainda na Rua Gonçalves Ledo, 830. Em 1963, foi transferido definitivamente para a Av. Desembargador Moreira, 2355 – Dionísio Torres, sede atual, sob o nome de Colégio Santo Inácio.
Foram diretores, os jesuítas: P. Gerardo da Silveira Sá (in memorian), 1963 – 1967; P. José Correia (in memorian), 1967 – 1972; P. Pedro Alberto Campos, 1972 – 1977; P. Antonio Farias Camurça (in memorian), 1977 – 1979; P. Luciano (in memorian), 1980 – 1986; P. Pedro Vicente Ferreira , 1986 – 1988; P. Manuel Madruga, 1988 – 1991; P. Benjamin Gesteira, 1992 – 1995; P. Pedro Vicente Ferreira, 1996 – 2001; P. José Ivan Dias, 2002 – 2005; P. Antônio Tabosa, 2005 – 2008, P. Raimundo Kroth, 2008 – 2010, P. Ponciano Petri, 2010.
Todos os diretores que passaram pelo Colégio Santo Inácio deixaram sua marca do compromisso com a educação e colaboraram para uma das 18 obras educativas da Companhia de Jesus, no Brasil.
Corpo diretivo Colégio Santo Inacio:
Albanisa Gomes – Diretora Geral
Padre Eugênio Pacelli SJ – Diretor Pastoral
Havner Arruda – Diretor Administrativo
Kemilly Mendonça – Diretora Pedagógica
Sobre a Auburn Global
A Universidade de Auburn tornou-se uma das maiores universidades do Sul dos Estados Unidos, permanecendo na vanguarda educacional com sua mistura tradicional de artes e ciência aplicada e mudando com as necessidades de hoje, enquanto vive com respeito pelas tradições e espírito que são Auburn. A Auburn tem uma longa história de inovação, desde pesquisa sobre o câncer até centros de pesquisa de tecnologia de ponta no mundo até um dos cinco principais programas de Design Industrial.