O SENAI Ceará obteve o total de 100% da preferência das empresas pela solicitação de alunos formados ou em formação pela instituição, considerando os cursos técnicos de nível médio. A unanimidade foi revelada pela Pesquisa nacional chamada “Acompanhamento de Egressos do SENAI” por meio do indicador que reúne informações dos anos 2015, 2016 e 2017. O Estado é destaque por ter ultrapassado a meta mínima, nacional, de 95% de preferência das empresas pelos estudantes da instituição.
A Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do SENAI é realizada em âmbito nacional pelo SENAI Nacional em parceria com os SENAIs de cada Estado e visa a monitorar indicadores sobre alunos formados ou em fase de conclusão de cursos (egressos e concluintes) em três modalidades de ensino: Aprendizagem, Qualificação e Técnico.
O painel consolidado da pesquisa é o documento reúne informações sobre o triênio 2015-2017, apresentadas no Sistema SAPES, cuja coleta envolveu três categorias de informantes: (i) concluintes – alunos em fase de conclusão de curso; (ii) egressos – alunos formados entre 6 e 12 meses; (iii) empresas – representadas por gestores de ex-alunos ocupados na área de formação. Sobre essa base, que compreende mais de 220 mil entrevistas, foram construídos indicadores sobre alunos concluintes, egressos, bem como sobre a imagem institucional do SENAI.
O SENAI Ceará obteve destaque no grande desafio (GD 3) que define como meta assegurar no mínimo 95% de preferência das empresas pelos alunos formados ou em formação dos cursos do SENAI.