Qualificação ] Os shoppings da rede contam com universidade própria, um espaço reservado para capacitação de interessados em ampliar conhecimentos.
Com o intuito de incentivar o acesso à educação, empresas apostam em formação continuada para os seus colaboradores. A ideia é que eles possam desfrutar de cursos envolvendo a área em que atuam, com cursos voltados para gestão, gerencia e superintendência, assim, contribuir para o melhor desempenho do trabalho dentro da firma.
A rede administradora de shoppings centers Ancar Ivanhoe criou uma universidade própria, a UAI (Universidade Ancar Ivanhoe), para que os seus colaboradores disponham de formação continuada, na própria empresa, sem custo algum. A profissionalização dos funcionários é uma forma de fazer com que a rede cresça e garanta mão de obra qualificada ao mercado.
No Ceará, a UAI está presente no North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, oferecendo cursos em diversos setores de atuação desde o operacional, administrativo ao marketing. As aulas, online e gratuitas, funcionam tanto no horário de trabalho, em que é reservado um tempo para que o colaborador estude, como em casa ou pelo smartphone, com conteúdo disponibilizado pelo site da universidade.
O tempo de estudos para os funcionários é divido por área, como explica a Analista de Recursos Humanos, do North Shopping Fortaleza, Priscilla Coelho. “Cada área tem um determinado tempo ao longo do seu dia de trabalho para fazer os cursos que a UAI oferece. O setor administrativo, por exemplo, dispõe das segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h para realizar seus estudos. Já o operacional dispõe de 30 minutos do seu dia para estudar. Aqui, dispomos de uma sala reservada só para os estudos da UAI e todo o equipamento necessário para que o colaborador possa estudar”, diz a analista.
Para aqueles funcionários que ainda não entendem como funcionam os cursos online ou não sabem como usar a internet, cada shopping disponibiliza colaboradores, voluntários, para auxiliar e dar monitoria, fazendo com que haja mais interação e solidariedade entre todos. “Nós temos uma sala chamada Sala UAI, com cinco computadores disponíveis. E, para quem não tem vivência com informática, realizamos treinamento de inclusão digital”, explica Priscilla Coelho.
- postado por Oswaldo Scaliotti