Localizada em Tocantins, UHE Lajeado obteve nota de 99,5 na classificação geral.
Mais de 100 usinas foram avaliadas no ranking
Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, também conhecida como UHE Lajeado, controlada pela EDP, foi apontada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a melhor do Brasil. Mais de 100 usinas foram avaliadas pelo órgão regulador após campanha de fiscalização realizada em 2018.
A UHE Lajeado obteve nota 99,55 no ranking geral das usinas, tendo conquistado nota máxima, de 100 pontos, nos critérios Segurança, Meio Ambiente, Gestão da Operação e Gestão de Manutenção, e de 99,56 no segmento Operação e Manutenção. A coleta de dados sobre as usinas aconteceu entre outubro e dezembro de 2018, em três etapas: monitoramento, fiscalização à distância e fiscalização presencial.
“Este reconhecimento da Aneel atesta o rigor e a excelência com que o grupo EDP conduz suas operações, bem como nossa busca incessante pela aplicação das melhores práticas de segurança e meio ambiente”, destaca Luiz Otávio Henriques, presidente da UHE Lajeado e vice-presidente de Geração e Transmissão da EDP.
Segundo o estudo, as UHEs de destaque no ranking têm papel fundamental para manter a segurança energética do Sistema Interligado Nacional (SIN), tanto do ponto de vista da operação integrada, quanto do planejamento energético. Além da Usina de Lajeado, outras duas usinas controladas pela EDP – as UHEs Peixe Angical, também localizada no Tocantins, e Mascarenhas, no Espirito Santo – ficaram entre as 15 melhores do ranking.
No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém I, sediada no município de São Gonçalo do Amarante. Em operação desde 2012, a Usina gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da termelétrica foi responsável pela transformação do Ceará de estado importador em exportador da energia elétrica.
Sobre a UHE Luís Eduardo Magalhães
Com capacidade instalada de 902,5 MW, a UHE Lajeado entrou em operação em 2001 e está localizada a 60 quilômetros de Palmas, entre os municípios de Miracema e Lajeado. A Investco é a empresa responsável pela operação e manutenção Usina, certificada em três normas: ISO 9001, referente à qualidade dos serviços, ISO 140001, referente às suas práticas ambientais, e OHSAS 18001, relativa às práticas de saúde e segurança.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.