O valor médio das compras é estimado em R$301,17 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens.
Segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza apresentou queda de -1,2% em novembro, com relação ao último mês de outubro, passando de 100,0 pontos para 98,9 pontos neste mês. Mesmo com a redução, o indicador ainda é melhor do que o observado no mesmo mês do ano passado (95,7 pontos), sugerindo uma melhoria gradual no ânimo do consumidor.
O resultado do ICC de setembro decorreu da melhora do Índice e Situação Futura, que se elevou 1,0%, alcançando 109,2 pontos; já o Índice de Situação Presente teve leve queda de 0,1%, passando de 84,1 pontos em agosto para 84,0 pontos neste mês.
Pretensão de compra
A taxa de pretensão de compras teve redução de 1,8 pontos percentuais, passando de 40,4%, em outubro, para 38,6% neste mês. Essa taxa também é inferior à observada no mesmo mês do ano passado (39,5%).
O valor médio das compras é estimado em R$ 301,17 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (42,0%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (54,5%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (43,0%).Os produtos mais procurados são: Artigos de vestuário, citados por 27,4% dos entrevistados; Televisores (19,1%); Aparelhos de telefonia celular (15,3%); Calçados (14,6%); Móveis e artigos de decoração (13,1%); Geladeiras e refrigeradores (9,5%); e Máquina de lavar roupa (7,3%).
Expectativa dos consumidores
Nos últimos meses, os consumidores têm sentido os efeitos de um ambiente econômico adverso, marcado pelo baixo crescimento, inflação em alta e tendência de aumento do desemprego. Nesse cenário, o consumidor tem sido cuidadoso nas compras, preservando sua capacidade de pagamento para aquilo que considera essencial ou aproveitando o calendário de promoções e liquidações.
Esse sentimento se reflete no Índice de Situação Presente, que tem se mantido no campo que indica pessimismo (índice abaixo de 100 pontos) desde março deste ano. De qualquer modo, as flutuações conjunturais como a deste mês (crescimento de 2,2% no ISP) sugerem uma tendência ainda tímida de melhora, com a intenção de compras se mantendo estável em torno da média anual de 39 pontos percentuais.
O percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis subiu de 27,9%, em outubro, para 32,4% neste mês. No perfil daqueles com maior otimismo se destacam os consumidores do gênero masculino (34,4%), do grupo com idade entre de 18 e 24 anos (36,2%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (43,8%).
A pesquisa também revela que 49,4% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 74,8% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 59,1% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da percepção da inflação, da piora nas condições do crédito e do sentimento de relativa piora no mercado de trabalho.
Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio/CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras. A pesquisa avalia, também, o potencial de consumo a cada mês, a confiança do consumidor em relação à capacidade de compra e a situação do país. Além de verificar os produtos que o consumidor deseja adquirir, a propensão para gastar, a situação financeira atual e futura do consumidor, entre outros.