A Estácio Ceará entrou para o roteiro turístico de quem faz visitas ao Centro de Fortaleza. Um dos principais nomes do ensino superior nacional, a instituição abrirá as portas da Unidade Centro para uma visitação guiada dos participantes do programa Fortaleza a Pé, que realiza frequentes passeios culturais por pontos de extrema relevância para a memória alencarina, revisitando cenários e personagens que ajudam a contar um pouco da rica história da Capital.
A unidade central da Estácio funciona no prédio centenário que abrigou por décadas o antigo Colégio Marista Cearense, localizado na Avenida Duque de Caxias, 101. O renomado imóvel – tombado como patrimônio histórico estadual em 2017 – segue com seu projeto arquitetônico preservado pela universidade, valorizando e mantendo viva a história de milhares de estudantes e professores que por ali passaram.
“Para nós é um orgulho imenso abrir as portas do nosso campus para visitação e saber que estamos diante de uma parte importante da história educacional de Fortaleza. A preservação física e cultural dessa edificação é uma prova de que precisamos sim valorizar tantas gerações que por aqui passaram e que hoje podem ver o futuro seguindo a brotar por essas paredes, o conhecimento sendo disseminado continuamente agora por acadêmicos. A Estácio apoia o projeto e estará sempre de mãos dadas com a cultura”, explica Flávia Alves, gestora da Unidade Centro.
Caminhando e aprendendo
A caminhada cultural pelo Centro Histórico acontecerá no próximo sábado (19), a partir das 9 horas, saindo da Praça do Ferreira (Cine São Luiz), passando por Praça Murilo Borges, Unidade Centro da Estácio Ceará (antigo Colégio Marista Cearense), Santuário Coração de Jesus e Parque da Liberdade. É importante ressaltar o uso obrigatório de máscaras, respeitar o distanciamento social, levar álcool gel, garrafinha com água, usar roupas leves, tênis e protetor solar, além de estar com o ciclo vacinal atualizado.
Além da parceria com a Estácio Ceará, o programa Fortaleza a Pé tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).