Buscando a valorização e a difusão do Karatê como prática esportiva, será realizada domingo, dia 28 de agosto, a II Copa Bushi No Te, na Quadra Poliesportiva do Colégio 7 de Setembro EBS, no Dionísio Torres, a partir das 8h da manhã. O evento é gratuito e aberto ao público.
O Programa de Karatê Bushi No Te e o Instituto Beatriz e Laura Fiuza (IBLF), organizadores do evento, esperam repetir o sucesso da edição anterior com a presença de atletas de todo o estado para disputar as 356 medalhas oferecidas. Divididos em 89 categorias, os atletas vencedores de cada categoria serão, ainda, agraciados com um kimono. O evento conta com participantes de 4 anos, o mais jovem carateca, até os 70 anos de idade. Após a competição regular, os 3 melhores faixas pretas masculino e feminino poderão concorrer ao troféu Renshi Djalma Barreto, na categoria The Best.
A I Copa Bushi No Te foi realizada em 2015, no ginásio do Sesc com a participação de 43 agremiações, totalizando a presença de 611 atletas, tendo sido o maior evento de karatê do estado no referido ano. O evento foi realizado com o apoio da Federação de Karatê Esportivo do Ceará – FCKE e na ocasião foram concedidas medalhas para os três atletas mais bem colocados de cada categoria, e troféus para as 10 melhores agremiações. A expectativa é que o evento promova uma maior integração entre as agremiações.
Prêmio Adriano Picanço
Uma novidade para este ano é o Prêmio Adriano Picanço, uma homenagem destinada a personalidades que incentivam o esporte, principalmente como ferramenta de transformação social. O primeiro prémio será entregue ao próprio Adriano Picanço, criador do CEEAL, que abrigou muitos alunos do Programa de Karatê Bushi No Te antes mesmo da criação do IBLF.
Integração e desenvolvimento social
O evento conta com a participação de toda a equipe que compõe o IBLF, incluindo os profissionais de acompanhamento social e a presença de mães voluntárias, contribuindo para uma maior integração e fortalecimento da união entre o instituto, as agremiações e a comunidade atendida pelo Programa Bushi No Te.
Realizada pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e pelo Programa de Karatê Bushi NoTe, a II Copa Bushi No Te tem como parceiros a Federação de Karatê Esportivo do Ceará, a Escola ASTEKA de Karate Shoto-Kan, o Espaço Viva Gente, a Casa José de Alencar, a Universidade de Fortaleza, o Instituto Raimundo Vieira Cunha e a Quitanda das Artes. Apoio: Impacto Sports, Budô e Clóvis Mapurunga Advogados. Agradecimento especial: ENEL e Vivo. Patrocínio Ouro: Gera Maranhão.
Programa de Karatê Bushi No Te
Realizado pelo IBLF, o Programa de Karatê Bushi No Te atende 200 atletas entre 4 e 20 anos, além de veteranos e familiares adultos dos alunos, que participam de treinos noturnos. Os alunos do programa colecionam medalhas e troféus de campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. Em 2015, alcançou o 2º lugar geral no Estado, com 13 atletas no ranking estadual. A Copa Bushi No Te surgiu da vontade dos atletas do programa de participarem do cenário esportivo também como realizadores e não somente como participantes.
Informações para a imprensa: Romilson Mariano (coordenador do Programa de Karatê Bushi No Te)romilson@iblf.org.br – (85) 98622 9804
Serviço:
II Copa Bushi No Te: Dia 28 de agosto, às 8h, na Quadra Poliesportiva do Colégio 7 de Setembro EBS, na Rua Henriqueta Galeno, 1011 – Dionísio Torres ). Informações pelo telefone (85) 3114 3984. O evento é gratuito e aberto ao público.
Mais sobre o IBLF em: Vídeo Institucional Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBL
- postado por Oswaldo Scaliotti