A ArcelorMittal Pecém recebeu a primeira visita do projeto Conhecendo os Caminhos da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI). Na ocasião, foi apresentado o processo produtivo do aço da empresa a 32 estudantes da Escola SESI/SENAI Centro. A visita inicial, que aconteceu durante toda a manhã de sexta (18/8), contou com abertura da programação conduzida pela gerente geral de Recursos Humanos da ArcelorMittal Pecém, Gisele Sestren, e do superintendente regional do SESI-CE e diretor regional do SENAI-CE, Paulo André Holanda.
Também estiveram presentes a gerente de Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção da ArcelorMittal Pecém, Glauciane Parente, além da coordenadora de Educação do SESI Ceará, Catarina Sabino, e a coordenadora de Bibliotecas, Karla Farias. Todos os meses, a ArcelorMittal Pecém receberá duas visitas do projeto.
“Digo a vocês, estudantes, para aproveitarem e valorizarem essa oportunidade, pois pode fazer a diferença nas escolhas profissionais, consequentemente, no futuro de vocês. Estarmos de portas abertas é fundamental para que parcerias como esta, com a FIEC, se consolidem ainda mais. Nós também abrimos as portas para as famílias e comunidades. É o nosso jeito de ser”, ressaltou Gisele Sestren.
“É preciso que os alunos entendam como funciona a indústria. É uma oportunidade que nosso presidente, Ricardo Cavalcante (que teve uma ideia brilhante), deu para que eles conheçam, presencialmente, uma grande empresa, como trabalha e produz. Agradeço também à ArcelorMittal, por ter recebido e acolhido os estudantes”, declarou Paulo André Holanda.
A visão dos estudantes
Os visitantes ficaram entusiasmados com a dimensão e com o processo de produção do aço na ArcelorMittal Pecém. “Aqui tem o tamanho de uma cidade, tem muitos trabalhadores e, como a gente viu, gera empregos indiretamente, movimentando a economia não só dessa região, como do nosso país. Estando aqui, a gente entende como funciona e cria parâmetros para, futuramente, decidir o queremos da nossa vida”, disse a estudante Yasmin Inácio.
“Estar em uma escola que ajuda as pessoas a entenderem onde querem trabalhar é muito importante”, completa o estudante Leandro Alves, que disse considerar trabalhar na indústria.
Educação e mercado de trabalho
O projeto Conhecendo os Caminhos da Indústria objetiva promover o reconhecimento e a valorização da indústria cearense como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Por meio de visitas a indústrias associadas à FIEC, os estudantes têm a oportunidade de compreender a relevância da indústria e seu papel fundamental no desenvolvimento regional.
O projeto também aprofunda o conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental – anos finais (9º ano) e Médio (1º ao 3º ano), ao enriquecer o repertório cultural, social e econômico dos jovens que se preparam para os desafios do Enem e de outros vestibulares.