Evento começa nesta quarta-feira, com programação especial e gratuita para visitantes e turistas vivenciarem a verdadeira multiculturalidade do Estado. Espaço vai funcionar como centro cultural e promete ser diferente de tudo o que o Recife Antigo já viu. A rua da Guia já conta com ambientação exclusiva somando mais de mil sombrinhas de frevo penduradas em frente ao Casarão
Frevo, Caboclo, Ciranda, Maracatu, Caiporas, Caretas, Maguebeat e Papangus são algumas das manifestações culturais pernambucanas que estarão na agenda do Arsenal do Curta Pernambuco, novo hub de negócios, no Recife Antigo, focado em priorizar e evidenciar raízes da cultura pernambucana para turistas e visitantes. O centro cultural, que atualmente passa por reformas, abre as portas para o público a partir da próxima quarta-feira (7), e vai funcionar todos os dias, das 10h às 19h, com programações gratuitas para o público, que já passa em frente ansioso para saber o que vai ser oferecido no espaço. Todos poderão usufruir de um grande lounge que será montado pelo projeto na Rua da Guia, em frente à Praça do Arsenal, na semana pré e durante o Carnaval.
O Arsenal do Curta também vai funcionar como um espaço para Economia Criativa. A primeira iniciativa foi na última terça-feira, dia em que foi feito um mutirão com mais de 200 pessoas para fazer uma exclusiva ambientação em frente à Praça do Arsenal. Foram colocadas mais de 1000 sombrinhas de frevo penduradas em frente ao Casarão, tornando a decoração ainda mais exclusiva. A ideia foi da Curadora do Curta, Luciana Nunes, em parceria com Carlos Moura, do Teatro Mamulengo e de Teco Sodré, da Ikewai. A instalação contou com orquestra de frevo, Boi de Mainha, Maracatu Várzea do Capibaribe e outras programações culturais que animaram ainda mais os colaboradores.
“A ideia é que o Casarão seja diferente de tudo o que o Recife já viu. A ambientação e as instalações planejadas promoverão experiências culturais ainda não oferecidas por aqui”, destaca Luciana. Segundo ela, o visitante poderá vestir a fantasia de Caipora (bonecos mascarados de Pesqueira) e ir para as ruas interagir e tirar fotos com outras pessoas, aproveitando o encantador cenário da Praça do Arsenal. Já o Maracatu, Coco de Roda e Ciranda, serão vivenciados, além de outros itens, com Alfaias, instrumento musical que vai se conectar à fachada do Casarão, produzindo diferentes sons e cores. Assim será com todas as manifestações culturais.
E para atrair ainda mais o público, o Curta Pernambuco fechou parceria com os principais hotéis do Recife e de Porto de Galinhas, além do Governo do Estado e Prefeitura do Recife. O objetivo, com a parceria, é convidar os turistas a viverem uma viagem pelos carnavais e ritmos do Estado.
Além do Carnaval, o Casarão estará aberto com programação durante todo o ano, para que os visitantes possam sentir a experiência de estar no Carnaval Pernambucano, mesmo fora de época. “Queremos que a Casa do Curta seja um local acolhedor e que os turistas vivenciem, de forma prática, a cultura do nosso estado independente da época do ano”, reforça Luciana Nunes.
Bloco do Curta Pernambuco
E para iniciar essa nova corrida, em sua 6ª edição, o bloco Curta Pernambuco leva cultura, alegria e cores para as ruas do Recife Antigo. O bloco, que já virou tradição por conectar todos os ritmos e culturas do estado, faz a pré-abertura na quinta-feira (8) prévia ao carnaval e leva centenas de ‘pernambuqueiros’ para experimentar a diversidade carnavalesca da terrinha.
A programação conta com Osquestra de Frevo, Maracatu, Grupos culturais de diversas partes do Estado como Caboclinho, Cavalo Marinho, Coco de Praia, Papangus, além da participação do DJ 440.
O ingresso custa R$ 50 e dá direito a open bar de chopp e à camisa do bloco, que pode ser adquirida através das redes sociais (@curtapernambuco e facebook.com/curtapernambuco) e na plataforma Sympla.
Programação de Carnaval Curta Pernambuco
– Osquestra de frevo
– Karynna Spinelli
– Maracatu Yalu
– Grupo de Samba
– Discotecagem com DJ 440
– Grupo Coco de Praia de Olinda
– Grupos de Caboclo de Lança de Igarassu
– Grupo de Papangus de Bezerros
– Orquestra feminina Soul Delas
Sobre o Curta Pernambuco
O curta Pernambuco é um case-referência por ter sido o primeiro a trabalhar turismo nas mídias digitais, instituindo a ‘Maneira Curta’ de colocar o Estado ao alcance do mundo. É também responsável por despertar atenção, carinho e sensação de pertencimento a quem acompanha. Para somar ainda mais, a partir de agora, o Casarão inaugura um novo momento, saltando do mundo digital para as ruas e praças e ganhando um espaço físico intitulado de Arsenal do Curta Pernambuco – em frente à Torre Malakoff e ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal.
- postado por Oswaldo Scaliotti