Marc Ellul – direction.af.fortaleza@gmail.com – francês residente na capital cearense, e diretor da Aliança Francesa em Fortaleza.
No mundo em que vivemos hoje, de oportunidades tão específicas, falar apenas uma língua estrangeira não é suficiente. O mercado de trabalho demonstra isso diariamente. E se o inglês sempre foi o básico e o imprescindível, agora no Ceará aprender o francês se tornou mais que um diferencial.
O Hub aéreo em Fortraleza apresenta novas possibilidades, e a francofonia é uma das portas de entrada para aproveitá-las. Voos internacionais dobraram em um ano no estado, e serão atendidas 36 cidades do mundo até o final de 2018. Consequentemente empresas abrem novas vagas de emprego, e o receptivo cearense também se estabelece como essencial ter o francês na ponta da língua.
Ao que parece, o Ceará agora abraçou o que 68 estados e governos já o fazem, os quais totalizam mais de 270 milhões de pessoas no mundo em cinco continentes: falar francês. É a língua estrangeira mais amplamente aprendida e ensinada após o inglês e a nona língua mais falada no mundo. A França tem a maior rede de estabelecimentos culturais no exterior, como a Aliança Francesa em Fortaleza, chancelada pelo governo da França e que aplica testes oficiais que te possibilitam estudar e trabalhar na França. Por isso, não apenas é suficiente o inglês, o francês é um trunfo para encontrar um emprego junto a inúmeras empresas francesas e francófonas multinacionais nos vários setores de atividade. Ora, ora a França é a 6ª potência comercial, atrai empresários, pesquisadores e os melhores estudantes estrangeiros.
E sim, o francês é considerado não apenas a língua do amor, mas também da cultura. O que percebe-se é que quando se cursa o francês, você faz uma viagem cultural no mundo da moda, da gastronomia, das artes, da arquitetura e da ciência. Falar francês permite prosseguir estudos na própria França, em universidades respeitáveis como a Sorbonne, a Universidade Pierre et Marie Curie, HEC, Polytechnique, ESSEC, em condições financeiras populares e até com possibilidade de bolsas, pois estudantes com proficiência concorrem a ajuda governamental e obter um diploma reconhecido internacionalmente.
Contrariamente às ideias preconcebidas, o francês não é uma língua difícil. Falar francês contribui, de forma importante, para proteger a diversidade linguística no mundo e para evitar a generalização exclusiva de uma única língua num mundo globalizado. As oportunidades estão disponíveis aqui. Fale francês e se destaque profissionalmente, não apenas no Ceará, mas em todo o mundo.