por Flávio Carneiro, Sócio do Aplicativo Festa Lá (Flavio@festa.la)
Ninguém discorda que o smartphone, atualmente, é a principal porta de entrada para o mundo digital. Diante disso, a utilização de aplicativos é cada vez mais comum entre as pessoas, pela rapidez, comodidade, praticidade, inovações e de resolução de problemas que oferecem na busca pelas informações desejadas.
Sem sair do lugar e com poucos toques, os usuários podem resolver qualquer situação diante uma variedade de programas para todos os tipos e idades.
Outro grande motivo que eleva o uso dessas ferramentas é o aumento nas vendas de dispositivos móveis em todo o mundo. Nesse cenário, os apps – também como são conhecidos – vão ganhando cada vez mais força. Afinal de contas, a tendência tecnológica atual é a união de todos os contatos, atividades, mídias sociais, interesses, conteúdos e diversões na palma da mão.
Mas o crescimento do mercado Mobile também está bastante promissor para quem desenvolve esse tipo de produto. Segundo o relatório da App Annie Forecast, divulgado em abril deste ano, 2016 terminou com 149,3 bilhões de downloads de aplicativos, um recorde que deve ser superado com folga em 2017, quando se chegará a 197 bilhões de transferências. Transformando isso em dinheiro, 2016 fechou em US$ 61,8 bilhões e a previsão para 2017 será de US$ 82,2 bilhões.
Com números tão grandiosos outros fatores também contribuem para elevarem ainda mais esses índices e despertam o interesse de mais pessoas a investirem nesse ramo, mesmo que não tem conhecimento de programação. Existem hoje, sites de desenvolvimento como o Fábrica de Aplicativos e o Microsoft PowerApp que proporcionam plataformas cada vez mais sofisticadas e fáceis de se construir. Fato que aquece ainda mais esse setor.
E por falar em aquecimento de mercado móbile, os grandes responsáveis por todo esse crescimento são os países emergentes, onde o Brasil vem se destacando e se encostando em potências como China, Estados Unidos, Índia e Indonésia. Para o Google, o Brasil é um “fenômeno” de consumo no mercado de aplicativos graças à expansão global do sistema operacional Android, utilizado em 93% dos smartphones do país, se tornando assim, um dos principais mercados da loja de aplicativos da empresa californiana.
Por fim, diante a tantas possibilidades, usuários estão cada vez mais exigentes na escolha de seus aplicativos. Um verdadeiro desafio para quem desenvolve os apps e precisam mostrar que seu produto é melhor para fornecer soluções tecnológicas de forma simples e rápida. E você, já fez a sua busca de hoje?