A 1ª edição do projeto “Conexões Aracati” acontece entre os dias 7 e 11 de fevereiro, em Aracati, com a presença dos artistas Stefano Libertini, Narcélio Grud, Rafael Limaverde, Maíra Ortins e demais convidados para a realização de residência artística
Para colorir e fazer arte no litoral. A 1ª edição do projeto “Conexões Aracati” promete sacudir a cidade de Aracati e demais municípios da região com a realização de diversas atividades entre os dias 7 e 11 de fevereiro. Uma residência artística com a presença dos artistas Stefano Libertini, Narcélio Grud, Rafael Limaverde e demais convidados(as), além de diálogos e formações com os grafiteiros locais, pinturas de murais nas ruas, rodas de conversa e uma noite de música e livepainting (pintura ao vivo). As intervenções artísticas se darão nas ruas da cidade, um encontro da arte urbana com a memória e a história local, uma ação de valorização da riqueza arquitetônica e de fortalecimento da cultura local. A arte promovendo um “novo” olhar da população de Aracati com o seu legado material.
A programação conta com a realização de oficina “Arte urbana no grafite” nos dias 07 e 08 de fevereiro (terça e quarta-feira), inicialmente, em Canoa Quebrada no Polo de Lazer de Canoa Quebrada de 08h às 12h e de 13h às 17h e segue em com aulas práticas – os alunos estarão em vivência com os artistas em Aracati. A atividade tem carga horária de 40h/a e a proposta é atender 10 adolescentes/jovens das comunidades periféricas de Canoa Quebrada, locais onde já estão sendo promovidas intervenções pelo artista Stefano Libertini juntamente com o apoio de outros locais.
Além da oficina, a população vivenciará, através de diversas intervenções urbanas, uma explosão de cores etintas, podendo acompanhar, ao vivo e na rua, a construção de grandes murais pela cidade. A ideia é que cada um dos três artistas – Stefano Libertini, Narcélio Grud, Rafael Limaverde – pinte um grande muro e a cidade ganhe esse legado. As intervenções nos murais acontecem nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro de (quinta a sábado) nas principais vias da cidade.
E para animar a sexta-feira, vai ter pintura ao vivo nas ruas da cidade – o LIVEPAINTING CONEXÕES acontece no dia 10/02 (Sexta-feira) de 17h às 22h com diversas atividades de graffiti, música, feirinha de artesanato e atividades infantis. Dentro da programação, espaço também para bate-papo e interação com artistas locais. O projeto promove, no dia 11/02 (sábado) às 09h no Jardim da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa de Aracati, uma roda de conversa sobre “Arte urbana e suas conexões” com a mediação da artista Maíra Ortins.
O “Conexões Aracati” conta com a produção do Instituto Assum Preto e Apoio Cultural da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa de Aracati e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult.
PROGRAMAÇÃO: 7 a 11 de janeiro
OFICINA “ARTE URBANA NO GRAFITE”
Dias: 07 e 08/02 (terça e quarta-feira)
Local: Polo de Lazer de Canoa Quebrada. Rua Dragão do Mar.
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.
Público-alvo: Adolescentes, jovens e artistas de Canoa Quebrada/ Aracati.
INTERVENÇÕES MURAIS
Dias: 09, 10 e 11/02 (quinta a sábado)
Local: Ruas de Aracati
Artistas: Narcélio Grud, Rafael Limaverde e Stefano Libertini.
LIVEPAINTING CONEXÕES
Dia: 10/02 (Sexta-feira)
Horário: 17h às 22h
Atividades: graffiti, música, feirinha de artesanato e atividades infantis.
RODA DE CONVERSA “Arte urbana e suas conexões”
Dia: 11/02 (Sábado)
Horário: 09h
Local: Jardim da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa de Aracati.
Participantes: Narcélio Grud, Rafael Limaverde e Stefano Libertini
Mediação: Maíra Ortins.
CONHEÇA OS ARTISTAS:
Narcélio GRUD
Narcélio Grud nasceu e vive em Fortaleza, Ceará. Apaixonado pela cinética, seus trabalhos têm uma relação explícita com o movimento que, às vezes é resultado de interações com o ambiente, como no caso das instalações eólicas realizadas pelo artista na orla da praia em Fortaleza. Outras vezes, o movimento da obra é resultado da interatividade com o público, como nas recentes esculturas sonoras. Narcélio é um artista-inventor que cria objetos animados, trabalhando tanto em grandes projetos para parques e praças, como na escala humana dos instrumentos musicais e bicicletas.
Rafael Limaverde
Nascido em Belém e naturalizado cearense, começou sua carreira como cartunista e ilustrador editorial. Paralelo a carreira como ilustrador, passa a trabalhar de forma autodidata como xilogravurista onde, no ano 2000 fez sua primeira exposição de gravura intitulada “Xilofagia” e que contava com 14 impressões cujo o tema eram figuras e manifestações do universo sertanejo. Em 2004 entrou para o IFCE onde formou-se no ano de 2009 em Artes visuais. Fez parte do Grupo Acidum, atualmente trabalha com design, xilogravura, intervenção urbana e ilustração de livros infantis. Participou de várias exposições no Ceará, incluindo Salão de Abril, Salão dos Novos, Salão de Sobral, Bienal Internacional de Gravura do Ceará e Unifor Plástica. Já percorreu a América Latina do México à Argentina de bicicleta, numa jornada solitária de superação e auto-conhecimento.
Stefano Libertini
Nascido em Pescara em 1963, Diploma de Liceo Artistico em Verona Italia em 1981, Diploma da Academia de belas Artes de Urbino Italia em 1987. Trabalha em Comunicaçao grafica publicitaria em Milao Italia 1987 a 1999 como ilustrador diagramador de revistas e vinhetista satirico. Organizaçao e produçao das exposicoes e representaçoes do Grupo de Performance Artistica RE Action em Milao Italia 1997 \ 1998. Organizaçao e produçao das exposiçoes do Grupo NewPop Milao Italia 1999. Colabora na Produçao e Organizaçao das Jornadas Municipais de Ocio e Cultura de a Ciudade de La Laguna Tenerife Espanha 2002. Produção de Oficinas de Palhaços em Casa SocioCultural Tahime Tenerife Espanha 2003\2004. Colabora no Espectaculo MediaMente di Raul Rosales en La Laguna 2004. Produçao de montagem, representaçao e circulaçao do espectaculo Arrikiclown Tenerife Espanha 2005. Participa de varias oficinas na Espanha entre elas se gradua com dois Master Degrees na Noveau Clown Institute de Barcelona com monitores como Jango Edwards USA, Johnny MelvilleUK, Jeff Johns Mex. Chega no Brasil em 2008 começa com trabalhos de decoração e mural,pintura e alto relevo na cidade de Aracati Ceará.
Maíra Ortins
Maíra Ortins, cidade do Recife, 07 de outubro de 1980. Possui Graduação em Letras – Licenciatura em Português/Literatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2006). De 1995 a 1998, estudou desenho, pintura e escultura em argila pela Escola de Arte do Recife. Tem formação em gravura pelo Instituto Dragão do Mar. De 2005 a 2008 foi diretora da Galeria Antonio Bandeira. Entre 2008 a 2012 foi Coordenadora de Artes Visuais da Secultfor – Secretaria de Cultura de Fortaleza. Participou de vários salões e exposições coletivas e individuais pelo Brasil e exterior. Fez individual em Barcelona e Madrid, Espanha em 2011. Individual em Nürnberg, Alemanha, 2012. Ambivalencia del Cuerpo Imaginário (com Cirenaica Moreira), cidade de Havana, Cuba, 2013. Residência artística em Recife, no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães – MAMAM, 2012. Residência artística em Valência, Espanha, dezembro a março de 2014-2015, pelo programa de bolsas de intercambio cultural Conexão Cultural Brasil – minc. Residência artística em Recife, na Semana de Artes Visuais – SPA, 2009. Prêmio de pesquisa em artes visuais DERIVA – pelo IX Edital de Incentivo às Artes da Secult -CE- Brasil, 2014. Prêmio desenho Unifor Plástica, 2009. Exposição individual no Espaço Cultural dos Correios de Fortaleza, em 2009. Sua obra consta em acervos importantes de museus brasileiros e em instituições públicas no estrangeiro. Tais como: Galeria Graça Landeira, Belém do Pará -Brasil; Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza -Brasil; Centro del Estudios Jiloca Teruel – Espanha; Graphic Art Gallery, Varna -Bulgária; Asociacion de artistas graficos Luiza Palácios – Venezuela; Universidade The Iowa – USA; Centre Catolic/ Institut de Cultura de Ciudad D’Olot – Espanha; Art Museum Timisoara -Romênia; Museu Nacional de La Paz – Bolívia.