Rede de “atacarejo” inaugura unidade na BR-116 no dia 28 de novembro. Loja será o maior empreendimento do Assaí no Ceará
O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, inaugura sua oitava unidade no Ceará e a quarta na capital Fortaleza, no próximo dia 28 de novembro. A mais nova loja fica localizada na Rodovia BR 116, Km 4 (próximo à Avenida Oliveira Paiva), no bairro Cidade dos Funcionários, caminho para o aeroporto, em uma região de fácil acesso e localização. Essa unidade de Fortaleza, que é a 136ª loja Assaí do Brasil, demandou R$ 45 milhões em investimentos e deve gerar cerca de 620 empregos diretos e indiretos. Além da estrutura para os clientes, a nova loja abrigará, também, a sede regional do Assaí no Ceará, o que permitirá um melhor atendimento aos fornecedores em um espaço amplo e totalmente dedicado para as negociações.
A loja, que será a maior da rede no Estado, com 5,6 mil m² de área de vendas, vai proporcionar aos clientes da capital cearense um formato ideal para atender a pequenos e médios comerciantes, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias), além dos consumidores finais, que buscam economia em compras de grande volume. A unidade conta com 28check-outs e 440 vagas de estacionamento. O Assaí Atacadista possui oito unidades no Ceará nas seguintes cidades: Fortaleza (Cidade dos Funcionários, Bezerra de Menezes, Parangaba e Washington Soares), Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte e Caucaia. Ao todo gera cerca de 2 mil empregos diretos no Estado. Na capital cearense, a primeira loja (unidade Bezerra de Menezes) foi aberta há 10 anos, em novembro de 2008.
Essa abertura do Assaí em Fortaleza está atrelada a estudos internos de tendência de comportamento do consumidor, geomarketing e análise da concorrência local. “A chegada da oitava loja ao Ceará traz para o consumidor uma nova alternativa de compra, com mais economia e opções de consumo, seja para o pequeno comerciante ou para o consumidor final”, afirma Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista. De acordo com o executivo, a localização da nova loja do Assaí em Fortaleza é outro aspecto positivo para os clientes. “A unidade está inserida nas proximidades da BR-116, um dos maiores corredores que interliga o Centro à região Sul da cidade. Isso permite que o Assaí ofereça a todo este contingente uma experiência única de compras e economia em um local de fácil acesso”, conclui.
A política de dois preços é um diferencial da rede. Essa estratégia atende às necessidades de todos os clientes que têm acesso às lojas. Com essa dinâmica, o consumidor não precisa comprar uma caixa fechada de um produto para conseguir valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades, já é possível pagar o valor de atacado – essa informação fica disponível nas etiquetas dos produtos expostos na área de vendas. Além disso, o Assaí disponibiliza o seu cartão de crédito próprio, o Passaí. Com ele, os clientes têm a vantagem de pagar o preço de atacado, comprando apenas uma unidade de determinado produto – ou seja, não é preciso adquirir uma quantidade mínima definida para aproveitar a economia proporcionada nas compras em atacado. Esse benefício é inédito no segmento de atacado de autosserviço do Brasil. Outro ponto atrativo do Assaí é a economia para o cliente. A compra pode ser de 15% a 20% mais econômica na comparação com o varejo tradicional, de acordo com dados da Nielsen. O Assaí oferece mais de 7 mil produtos entre itens de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.
Crescimento e economia
O Assaí vem apresentando números significativos de crescimento: no primeiro semestre deste ano, por exemplo, a rede cresceu 24% em vendas na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo Belmiro Gomes, isso pode ser explicado a partir de alguns fatores. “Um deles é a assertividade do negócio e a adequação aos diversos públicos que frequentam as lojas, sejam eles consumidores finais em busca de economia, empreendedores que buscam preço baixo para fazer girar o seu negócio de forma viável. Além disso, o momento econômico mais desafiador que o País viveu nos últimos dois anos também colaborou para que as pessoas buscassem formas alternativas para economizar e encontraram no atacado uma opção que vale a pena”, comenta.
De acordo com dados da Nielsen, aproximadamente 10 milhões de famílias migraram dos supermercados e hipermercados para fazer suas compras de abastecimento nas lojas de “atacarejo” atraídos principalmente pelo preço. “Soma-se a este cenário a aceleração da expansão do segmento, bem como do Assaí propriamente dito. Com o crescimento e a abertura de novas lojas, regiões e cidades que antes não tinham lojas de atacado nos arredores passam a conhecer o segmento e optam por realizar suas compras nesse canal”, observa o Presidente da rede.
Uma pesquisa realizada pelo Data Popular, em parceria com o Assaí Atacadista em 2017, constatou que os consumidores finais estão optando, cada vez mais, pelo atacarejo. Dentre os entrevistados, 60% afirmam ter passado a fazer compras no segmento por conta da crise e, destes, 98% dizem que pretendem continuar comprando quando a situação melhorar.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 136 unidades em 18 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2017, a rede inaugurou 20 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 20,1 bilhões, expansão de 28% em relação ao ano anterior.