Com esta aquisição a entidade passa a ser o único local do Ceará a oferecer gratuitamente para fissurados a nasofibroscopia, exame que permite avaliar com precisão a cavidade nasal até a laringe
Pacientes da Associação Beija Flor contarão com uma melhoria no tratamento oferecido pela instituição. Trata-se de um nasofibroscópio, aparelho fundamental para quem nasce com lábio leporino (fissura labiopalatina) e apresenta sequelas na voz. Ele ajuda no diagnóstico de problemas que atrapalham a evolução do desenvolvimento da fala, dando um direcionamento aos profissionais, que a partir do exame indicam o procedimento mais adequado.
O exame é feito por uma equipe multidisciplinar de: otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, ortodontista, cirurgião buco-maxilo-facial, entre outros. O procedimento não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Só o aparelho custou em torno de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), valor doado pela Louis J. and June E. Kay Foundation, de Stamford-Connecticut (USA), através da Smile Train, organização internacional sem fins lucrativos, parceira da Associação Beija-flor no atendimento geral aos pacientes fissurados.
Já todo o material necessário para a instalação e pleno funcionamento do equipamento foi arrecadado por meio de doações da sociedade, que se sensibilizou com a Campanha “Me ajude a ter voz”, lançada em 2016. As doações individuais totalizaram mais de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), quantia significativa para tornar real o sonho dos pacientes, que esperam ter vez e voz.
O trabalho da Associação Beija Flor:
A Associação Beija Flor, entidade filantrópica, realiza por mês uma média de 250 atendimentos e se mantém exclusivamente de doações. A instituição fechou 2018 com a realização aproximadamente 4.600 consultas. Este número praticamente dobrou se comparado a 2017. Ela trata gratuitamente crianças, jovens e adultos com lábio leporino (fissura labiopalatina), com acompanhamento multidisciplinar (com fonoaudiólogos, ortodontistas, cirurgião plástico e buco maxilo facial, além de otorrinolaringologista, psicólogo, nutricionista, etc). Realiza ainda ações sociais junto às famílias dos fissurados, que muitas vezes não possuem nem o valor da passagem do ônibus. Os pacientes recebem cestas básicas, leite, fraldas descartáveis, materiais de higiene pessoal, etc. É a única associação em todo o Ceará envolvida nesta causa e recebe demandas inclusive de outros Estados.
Sobre a Smile Train:
Permitir que crianças nascidas com fissuras de lábio e palato tenham as mesmas oportunidades de uma criança sem esta condição é a missão da Smile Train, organização sem fins lucrativos que oferece cirurgias de fissuras gratuitas ao redor do mundo. Presente em mais de 75 países, a organização une diferentes origens e culturas em prol da solidariedade a crianças e adultos que não teriam condições de arcar com os custos do tratamento.
Em 2019, a Smile Train celebra 20 anos no Brasil e no Mundo. No Brasil, a ONG fechou o ano de 2018 com a marca de 35 mil cirurgias. Esse aumento só foi possível graças aos parceiros – hospitais e fundações médicas -, espalhados por todas as regiões brasileiras. Estima-se que no país cerca de 4.300 crianças nascem com fissuras todos os anos. A Smile Train treina médicos e profissionais da área médica, apresentando as técnicas mais recentes e modernas na cirurgia de fissura, através de ferramentas educacionais e tecnológicas. A equipe médica recebe suporte contínuo da organização para que os pacientes encontrem em um local próximo a sua comunidade tratamento de alta qualidade.
Serviço:
Solenidade em comemoração à aquisição do nasofibroscópio
Data: 31.05 Hora: 16h
Local: Sede da Associação Beija Flor no Condomínio Espiritual Uirapuru
Endereço: Avenida Alberto Craveiro, 2222