A CoBAP, empresa fortalezense do ramo de caixas de papelão, é a mais nova apoiadora do projeto de reflorestamento realizado pela Associação Caatinga na Fazenda Raposa, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) localizada em Maracanaú (CE) e que contém 136 hectares de extensão. A instituição, em parceria com a associação, irá investir na restauração florestal de cinco hectares da Unidade de Conservação (UC).
Com isso, a partir do apoio da CoBAP, serão plantadas 3125 mudas de espécies nativas da Caatinga na área. “A cooperação da CoBAP é importante para a proteção e preservação da Fazenda Raposa, que é um local de relevante interesse ambiental, científico e histórico para o Ceará”, afirma Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga.
O projeto de recuperação ambiental da Fazenda Raposa teve início em meados de março e tem como objetivo recuperar áreas degradadas da unidade, ampliar o sequestro e o estoque de carbono da área, conservar a biodiversidade local e garantir a segurança hídrica das bacias hidrográficas da região.
A iniciativa é realizada pela Associação Caatinga, com o patrocínio da The Coca-Cola Foundation e com apoio da Solar Coca-Cola, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do Governo do Estado de Ceará (por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente), da Prefeitura de Maracanaú, da Universidade Federal do Ceará e da CoBAP.
Participação de outras empresas
O projeto de recuperação ambiental da Fazenda Raposa está aberto para a participação de novas empresas, que podem fazer o investimento de restaurar cinco ou dez hectares da unidade de coinservação. Para mais informações, as instituições interessadas devem entrar em contato com a equipe da Associação Caatinga por meio do e-mail caatinga@acaatinga.org.br ou do telefone 85 9 9680-7500.