O Hospital Peter Pan possui atualmente 95 leitos distribuídos em uma área de 4.995 m²
O Hospital Peter Pan (Centro Pediátrico do Câncer) tem sido referência no tratamento do câncer infantojuvenil nas regiões do Norte-Nordeste. Atendendo aproximadamente 2.462 pacientes, o local tem simbolizado esperança de vida para milhares de famílias que enfrentam a difícil realidade da doença. No ano de 2019 diversas mudanças começaram a ser implantadas, buscando elevar cada vez mais o índice de cura e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes em tratamento, bem como de seus familiares.
O caminho para ajudar a garantir esta missão está na promoção de ações que viabilizam o Tratamento Humanizado. A instituição desenvolve 17 projetos sociais que assistem os pacientes durante todo o tratamento. As atividades incluem incentivo à cultura, lazer e entretenimento, realização de sonhos, assistência psicossocial, financeira e jurídica, garantia de alimentação e moradias adequadas, dentre muitos outros que contribuem na promoção de um futuro. Somente em 2019 foram entregues 4 casas reformadas, mais de 600 cestas nutricionais/mês e 84.812 assistências sociais foram realizadas de janeiro a setembro. Essa responsabilidade social permite que o paciente possa dar continuidade ao tratamento de maneira satisfatória quando este retorna para o lar.
Em abril deste ano, a instituição concluiu o 1º andar do prédio com a expansão de mais 14 leitos, sendo eles 6 enfermarias com leitos duplos e 2 leitos de cuidados paliativos e 6 consultórios médicos, totalizando 95 leitos, que incluem 7 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enfermarias, consultórios médicos, além de espaços diferenciados como a Brinquedoteca, Espaço do Adolescente, ABC+Saúde e diversos outros que proporcionam conforto, entretenimento e bem estar ao paciente e sua família.
Os planos para 2020 se concentrarão na conclusão do 2º andar do hospital com a construção de 2 centros cirúrgicos, um de médio e outro de grande porte, uma sala de recuperação com 6 leitos e expansão de mais 3 leitos de UTIs, totalizando 10 Unidades de Terapia Intensiva.
O investimento em tecnologias também tem sido parte das mudanças implantadas este ano na entidade, um exemplo disso é o uso da Identificação por Radiofrequência (RFID). Esta tecnologia está sendo desenvolvida para uso dos pacientes em tratamento. Com ela será possível localizá-los nos espaços do hospital, bem como também irá gerar um relatório com a frequência dos pacientes em exames e consultas. Essa tecnologia possibilitará que a instituição possa intervir junto a família em situações de risco e dar o suporte necessário para a continuidade do tratamento. Atualmente ela está sendo utilizada no controle do patrimônio institucional. Estas etiquetas inteligentes possibilitam o armazenamento, envio e leitura de dados em massa e à distância, sua instantaneidade na contagem de estoque faz com que o inventário esteja sempre atualizado, além de ser amigável ao meio ambiente, já que as etiquetas podem ser reutilizadas.
Números Peter Pan:
Existência: 23 anos
Quantidade de projetos sociais: 17
Número de crianças em atendimento: 2.462
Números de assistências realizadas nos programas sociais em 2019 (jan-set): 84.812
Área do hospital: 4.995 m²
Quantidade de leitos: 95