A Avon patrocinou o BBB pelo segundo ano consecutivo e esteve presente na casa e nas redes sociais de milhares de pessoas por todo o Brasil com novas histórias que fizeram a marca conquistar números recordes. Durante a edição 22 do programa, a Avon realizou 8 ações que apresentaram novidades em produtos de maquiagem, perfumaria, cuidados com o corpo e com o rosto, além de colocar a força das Representantes da Beleza Avon em destaque e fomentar conversas importantes dentro e fora do reality.
Com o movimento #VemDeAvon para 2022, criado pela agência Wunderman Thompson, que tem como objetivo promover o orgulho de quem compra e vende a marca, os 100 dias da Avon no programa geraram impactos positivos em vendas, serviços, engajamento de colaboradores e aumento no número de Representantes da Beleza.
“Durante todo o programa, trabalhamos as nossas campanhas para reforçar que Avon é uma marca inovadora, tecnológica e que valoriza a força da mulher e a sua independência, além de atuar em causas de diversidade e inclusão que já fazem parte da nossa essência. Este ano, conseguimos alcançar mais de 150 milhões de pessoas com histórias consistentes, campanhas impactantes e, especialmente, valorizar nossas Representantes da Beleza, o pilar de sustentação mais importante da Avon. E sentimos o impacto de novas pessoas interessadas na Avon durante todo o programa: tivemos 30% a mais de novas Representantes cadastradas em relação ao ano anterior”, conta Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon Brasil.
Como parte da estratégia, a marca realizou uma campanha focada na retomada de sua perfumaria, categoria que pela primeira vez alcançou o top 10 de vendas no e-commerce. Já a maleta de maquiagem da Avon, que se tornou objeto de desejo em 2021 e continuou fazendo parte do dia a dia das sisters e dos brothers no BBB22, seguiu como best seller da Avon durante todo o programa. Nos aproximadamente quatro meses de transmissão, a marca registrou crescimento de 177% em seu e-commerce considerando a média dos últimos 2 meses antes do programa.
Líder de engajamento nas redes e recorde no Tik Tok
Esse sucesso é reflexo de uma combinação das ações dentro da casa, mas também das conversas geradas em redes sociais, trazendo mais realidade e proximidade da marca com um público ávido por entretenimento. Como marca patrocinadora número 1 em engajamento nas redes sociais, a Avon fechou o programa sendo líder em interações no Instagram, Twitter e TikTok. No Twitter, foi 8 vezes o trend topics, como quando, por exemplo, mudou seu nome de perfil para “Aquela Marca Lá” em referência ao comentário dos administradores da página de uma das sister, que para não citar o nome da marca sobre o batom que a participante usava, escolheu o termo entre aspas.
Para reforçar os produtos que se destacaram durante o BBB22 e se conectar ainda mais com o público jovem, a estratégia da Avon no Tik Tok contou com ativações e conteúdos irreverentes, envolvendo influenciadores que se destacam nessa plataforma. Teve histórias impulsionadas pela artista Inês Brasil para a campanha de Renew Vitamina C; e um feat entre a crítica de cinema Isabela Boskov e a influenciadora Priscila Beatrice para a campanha de Bases da marca, que garantiram engajamento médio de 51% durante o BBB22 e 1.3 bilhões de visualizações no perfil da Avon na plataforma, números nunca registrados por uma marca no TikTok Brasil antes.
“Para nós, é de extrema importância integrar as conversas que acontecem dentro da casa no ambiente digital. Sabemos que as pessoas acabam ficando antenadas sobre tudo que rola no BBB e não somente no ao vivo. Como uma das maiores patrocinadoras da edição de 2022, conseguimos transmitir muita verdade por meio de conversas relevantes, aproveitando os temas e momentos mais quentes em nossas redes sociais para entreter o nosso público de uma forma leve e impactante, e isso se reflete satisfatoriamente em nossos resultados”, complementa Viviane Pepe.
Discussões importantes
Desde o segundo dia de programa, a marca contou com uma trajetória consistente com o Fantástico Mundo de Avon, que proporcionou uma experiência imersiva aos participantes por meio dos produtos de maquiagem, perfumaria, cuidados com o corpo e com o rosto. Mas também, abordou temas como representatividade, diversidade, gênero, autoestima e empreendedorismo.
Um dos grandes momentos de repercussão relevante foi a ação para o Dia das Mulheres, que celebrou o protagonismo feminino com a campanha #MulherQueRepresenta, destacando a representatividade das mulheres e empreendedorismo feminino. Para a ocasião, a Avon contou com uma de suas embaixadoras, a jogadora Marta, modelo e inspiração de mulher mundo afora, que convidou as sisters e os brothers a homenagearem a mulher que representa para cada um.
Além disso, por meio da plataforma #ConversaTáOn, a Avon reforçou seu posicionamento ativista conscientizando o público sobre ações ou comentários de dentro da casa, de forma reativa, com temas pertinentes que continuam a promover diálogos e trocas mais aprofundadas a fim de construir pontes com respeito, leveza e conscientização entre a marca e o público. A Avon contou com as influencers Luiza Brasil, Bianca Dellafancy e com o ator Ernesto Xavier para uma conversa relevante sobre LGBTQIAPfobia, inclusão, racismo e empoderamento feminino.
“O saldo do patrocínio do BBB22 foi muito positivo este ano. Iniciamos com altas expectativas e concluímos que as nossas campanhas conseguiram atingir as pessoas de um jeito divertido, leve e com temas relevantes para a sociedade. Ainda conseguimos dar mais destaque e importância para todas as mulheres e celebrar a diversidade de todes por meio da parceria com o reality”, completa Viviane.