Oportunidade ] Cerca de 320 vagas de emprego foram ofertadas pelo Banco de Oportunidades do Senac CE entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, contemplando os municípios de Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e suas macro regiões.
Em dezembro, as ocupações que mais movimentaram encaminhamento foram: vendedor; operador de telemarketing; auxiliar administrativo; operador de caixa; atendente; auxiliar de cozinha; auxiliar de serviços gerais; recepcionista; operador de monitoramento; camareira; técnico de enfermagem; auxiliar de escritório; manicure; assistente administrativo; design de sobrancelhas e consultor de vendas.
Já em janeiro deste ano, além das ocupações mencionadas, tiveram destaques as funções de técnico em enfermagem; assistente de atendimento; operador de monitoramento; porteiro; garçom; técnico em saúde bucal; camareira; cuidador de idoso e auxiliar de eletricista.
Segundo a coordenadora do Banco de Oportunidades do Senac no Ceará, Alcilane Mota, muito embora tenha havido uma retração no volume final da oferta de emprego, as vagas continuam a existir. O que tem mudado é apenas o volume, concentração na relação candidato/vaga, que passou a ter uma maior discrepância, tendo em vista que, em janeiro, a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Fortaleza fechou em 10,2%, ficando acima da média nacional que foi de 7,6%.
Neste cenário, reforça a Coordenadora, fatores como escolaridade e qualificação profissional são determinantes para compor o currículo de um candidato à vaga de emprego. Cada vez mais, boa apresentação pessoal, domínio de informática básica e de um idioma estrangeiro para algumas funções específicas como recepcionista em meios de hospedagem, auxiliares administrativos com foco em multinacionais, dentre outros serão cada vez mais requeridos.
Este momento também requer uma mudança na mentalidade do trabalhador brasileiro, a de repensar certas posturas no ato da negociação da contratação. Flexibilidade para trabalhar em turnos não convencionais, como noite, horários de shopping, em escalas ou turnos alternados; bem como aceitar prestar serviços em vez de ser contratado ou de se vincular a trabalhos temporários e estágios. Muitas vezes, a soma de benefícios como vale alimentação, planos de saúde, odontológico, auxilio educação, trazem retornos muito além do esperado. Para isso, atitude de escuta é fator determinante, conclui Alcilane Mota.
- postado por Oswaldo Scaliotti