O Banco Comunitário Paju, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, lança no próximo dia 2 de fevereiro, o projeto “Unidos pela Paz”. A proposta é realizar um amplo programa de educação para prevenir o uso de drogas e assim reduzir a violência no município. O lançamento será na Escola Profissionalizante Maria Carmen Vieira, em Pajuçara, às 9 horas, e contará com a participação da secretária Especial de Políticas Sobre Drogas do Governo do Estado do Ceará, Mirian Sobreira.
Desde 2006, o Banco Paju desenvolve projetos com base na economia solidária como concessão de crédito, acompanhamento técnico, articulação de parcerias e canais de comercialização dos produtos, moradia popular, feiras solidárias, como também a moeda social “Maracanã” que circula na comunidade. Agora, em 2016, estará com essa nova missão de educar e conscientizar a comunidade em busca de uma cultura de paz.
De acordo com Eudásio Alves, durante todo esse primeiro semestre, uma equipe de mobilização estará nas escolas públicas para ministrar palestras e oficinas sobre os riscos do uso de drogas, além de noções de cidadania. “Nas reuniões da comunidade, quando perguntamos qual é o maior problema da das famílias, as mães sempre falam que é a violência atrelada às drogas. Então, nós resolvemos criar esse projeto para tentar orientar os pais”.
Com lições práticas e teóricas, a meta é chamar a atenção dos alunos para o tema utilizando cartilhas informativas, atividades e apresentações culturais. As palestras serão ministradas por um Policial Militar, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). “Acreditamos que o Projeto “Unidos pela Paz” irá contribuir para o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas ao uso de álcool e outras drogas, somando às demais iniciativas que estão em andamento em nosso município. Esperamos que a população se empenhe e colabore com as ações”, conclui Eudásio.
Banco Paju
O Banco Paju foi fundado em dezembro de 2006. Ao longo de sua história a instituição se destaca pela realização de diversos Projetos Sociais, Feiras Solidárias, exposições e apresentações culturais. Em 2007 foi implantada a moeda social “Maracanã” ao valor de R$ 1 e que circula na comunidade.
Em Pajuçara, no município de Maracanaú, O Instituto Paju já ajudou a implantar e apoiar no desenvolvimento de várias pequenas empresas de confecção, material de limpeza, couros, artesanato, produtos de higiene e produtos de beleza e Rede Associativas. As ações do Instituto Paju consistem na concessão de crédito, capacitação para o empreendedorismo, acompanhamento técnico, articulação de parcerias e canais de comercialização dos produtos.
Para demonstrar a amplitude e atuação do projeto, o Banco Paju recebeu visitas do Governo da Venezuela, além de estudantes de mais de 40 países, da TV pública da Áustria, da Universidade Americana de Columbia, do Governo do Acre e outras instituições locais.
Serviço: Lançamento do Projeto Unidos Pela Paz
Data: 2 de fevereiro de 2016
Local: Escola Profissionalizante Maria Carmen Vieira – Rua Maria Vieria, 150. Pajuçara.
Horário: Às 9h
- postado por Oswaldo Scaliotti