Os 100 participantes entre técnicos de extensão rural da Ematerce, das secretarias municipais de agricultura, das cooperativas, do setor privado e operadores de máquinas, irão conferir a Tecnologia sobre produção de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro.
Com o início da quadra chuvosa de forma exitosa em todo o Estado, a Betânia, líder no mercado de leite longa vida no Nordeste, realizará na próxima quarta-feira (07), em Quixeramobim (CE), uma nova edição do Dia de Campo sobre a “Tecnologia de produção de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro” com o objetivo de treinar e capacitar 100 técnicos e operadores de máquinas no plantio e manejo de sorgo no inverno de 2018, além de demonstrar a instalação de Unidade demonstrativa de 1 ha de sorgo com todas as tecnologias disponíveis. O evento, que acontece das 09h às 12h, será realizado na Fazenda Descanso, do produtor Edmilson Junior, em Quixeramobim e contará com profissionais dos municípios de Quixadá, Banabuiú, Boa Viagem, Madalena, Pedra Branca, Mombaça, Senador Pompeu, Milhã e Solonópole.
O evento é realizado pela Betânia, com apoio da Terra Fértil, Cargil, Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, Ematerce, TV Jaguar e Secretaria Municipal de Agricultura de Quexaramobim. O público contará com técnicos de extensão rural da Ematerce, das secretarias municipais de agricultura, das cooperativas, do setor privado e operadores de máquinas e implementos.
O que é Sorgo Forrageiro
O sorgo forrageiro tem um porte alto, superior a 2 metros, além de muitas folhas, cachos (panículas) abertos e poucas sementes. O sorgo forrageiro possui elevada produção de forragem e é facilmente adaptado aos climas quentes, como no Agreste e Sertão do Nordeste. Normalmente, o sorgo forrageiro produz grande quantidade de massa verde; é plantado no período das águas, permite até dois cortes e seu destino principal é a silagem. Isto é, forragem que se tira dos silos para alimentar os animais.
Sobre o Programa Dia de Campo
O Programa Tecnologia no Campo – TEC CAMPO foi criado pela Betânia, visando transferir conhecimento aos produtores e técnicos da cadeia produtiva de leite. O Dia de Campo Betânia é umas das práticas mais apropriadas para difundir essas tecnologias, visando melhorar a competitividade leiteira no Nordeste Brasileiro. Em 2017, a Betânia, com seus parceiros, promoveu quatro Dias de Campo sobre produção de silagem de pastagem nativa em Limoeiro do Norte, Ibicuitinga, Iguatu e Quixeramobim, com a presença de 700 participantes entre técnicos, produtores, estudantes e autoridades.
Em 2018, haverá seis dias de campo, sobre o plantio e manejo correto de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro para produção de silagem, sendo dois na região de Quixeramobim, dois na região de Morada Nova e dois na região de Iguatu. Os Dias de Campo em 2018 terão duas etapas, sendo a primeira (Dia de Campo) para treinamento de técnicos e operadores de máquinas no cultivo do sorgo e instalação de uma Unidade Demonstrativa de 1 ha de sorgo com todas as tecnologias disponíveis. E o segundo Dia de Campo ocorrerá no mesmo local do primeiro, 80-90 dias depois, no momento da colheita da produção dessa Unidade Demonstrativa, quando serão convidados técnicos e, principalmente, produtores de leite para conhecerem os resultados e discutir o uso adequado da silagem de sorgo.
· Dia de Campo Morada Nova
Local: Fazenda Descanso – Quixeramobim.
Data: 07 de março de 2018 (quarta-feira)
Horário: 09h às 12h