- BMW Group entregou 2.521.525 unidades em 2021, 8,4% a mais do que em 2020
- Marca BMW teve o melhor resultado de vendas da história, com crescimento de 9,1% em relação a 2020 e conquistando a liderança do segmento premium global
- Vendas de veículos totalmente elétricos mais que dobraram e chegaram a 103.855 unidades
- MINI Cooper S E foi o modelo de maior volume da marca
- Um em cada quatro carros do BMW Group vendidos na Alemanha é eletrificado
O BMW Group registrou um sólido crescimento de vendas em 2021, de 8,4% e um total de 2.521.525 veículos BMW, MINI e Rolls-Royce entregues a clientes em todo o mundo. As vendas da BMW atingiram um novo recorde histórico de 2.213.795 unidades (+9,1% em comparação com 2020), com a marca liderando o segmento premium global. A empresa mais que dobrou suas vendas de veículos totalmente elétricos em 2021, totalizando 103.855 unidades (+133,2%).
BMW Group bem posicionado para continuar o crescimento em 2022
A empresa está otimista em relação ao ano em curso. “Em 2022, queremos continuar nosso crescimento sustentável e expandiremos sistematicamente nossa gama de veículos totalmente elétricos. Estabelecemos metas de crescimento particularmente ambiciosas nesta área e pretendemos mais que dobrar nossas vendas de veículos totalmente elétricos em relação ao ano passado”, acrescentou Nota.
A digitalização sistemática da interface do cliente abre caminho para o sucesso de vendas no futuro
Com a introdução do BMW iX e do BMW i4, o BMW Group expandiu significativamente sua digitalização da interface do cliente.
Além de oferecer uma configuração intuitiva para simplificar o processo de compra, veículos novos pré-configurados e carros usados mais novos em toda a gama de modelos já podem ser comprados online na Alemanha. Até 2025, a empresa planeja vender globalmente cerca de um quarto de seus veículos inteiramente online.
O reconhecimento baseado em dados dos requisitos de serviço permite um atendimento proativo ao cliente. Isso significa que o cliente pode ser contatado diretamente e receber assistência remotamente, sempre que possível, ou uma visita à oficina pode ser configurada de maneira fácil e eficiente, se necessário.
Os aplicativos My BMW/MINI oferecem ainda mais recursos adicionais, como reserva de serviços digitais ou amplo acesso a opções de carregamento, além de fornecer um canal direto para os clientes.
Vendas da BMW superam recorde histórico do ano pré-crise de 2019
A marca BMW encerrou 2021 com crescimento de 9,1% nas vendas globais em relação a 2020, totalizando 2.213.795 veículos. Graças à sua linha de produtos jovem e atraente, a BMW alcançou seus maiores números de vendas de todos os tempos.
2021 dominado pela ofensiva de eletromobilidade
Em 2021, 13% dos veículos BMW e MINI vendidos em todo o mundo — um total de 328.316 unidades — foram eletrificados (+70,4%). Na Europa, esse percentual é de 23% (225.415 unidades).
Com 37.939 veículos BMW iX3 vendidos em 2021, cerca de um em cada dez veículos BMW X3 entregues a clientes em todo o mundo era totalmente elétrico. Durante este mesmo período, um em cada três clientes em todo o mundo que compraram um modelo MINI 3 portas optou pela variante totalmente elétrica do modelo (34.851 unidades). Ao mesmo tempo, o BMW i3, o único veículo premium totalmente elétrico do mundo no segmento compacto, continuou a crescer em seu nono ano: com 28.216 veículos vendidos, 5,4% mais veículos BMW i3 foram vendidos do que no ano anterior.
O BMW Group lançou dois novos veículos que são referência em inovação, o BMW iX e o BMW i4, no final do ano passado. Em 2022, a empresa expandirá ainda mais sua linha elétrica com versões totalmente elétricas do BMW Série 7 e BMW X1 e, em 2023, o BMW Série 5. Estes serão acompanhados por outros modelos, incluindo o sucessor do MINI Countryman e o Rolls-Royce Spectre totalmente elétrico.
Até 2023, a empresa terá pelo menos um modelo totalmente elétrico nas estradas em cerca de 90% de seus segmentos de mercado atuais. Nos próximos dez anos, a empresa planeja vender um total de cerca de dez milhões de veículos totalmente elétricos.
A estratégia Neue Klasse, focada em powertrains totalmente elétricos, será uma importante contribuição para os volumes de vendas a partir de meados da década.
A gama de produtos da marca MINI será exclusivamente totalmente elétrica no início de 2030, enquanto a Rolls-Royce também será uma marca totalmente elétrica a partir de 2030. Todos os futuros novos modelos da BMW Motorrad no campo da mobilidade urbana serão totalmente elétricos.
Mais um marco na história de sucesso da BMW M GmbH
Com um total de 163.542 veículos BMW M (+13,4%) entregues aos clientes, a BMW M GmbH mais uma vez registrou recorde de vendas de todos os tempos nos segmentos de alto desempenho. Os novos BMW M3 e BMW M4 tiveram um desempenho especialmente bom. As vendas dos veículos de atividade esportiva BMW X5 M e BMW X6 M também aumentaram. No segmento de performance, o crescimento veio principalmente dos novos derivados do Série 4 — e do Série 4 Coupé, em particular. O X3 M40i e o X7 M50i também gozaram de crescente popularidade. Este ano, os modelos totalmente elétricos BMW iX M60 e BMW i4 M50 contribuirão ainda mais para o sucesso futuro da marca.
Um em cada dez clientes MINI em todo o mundo dirige um modelo totalmente elétrico
A marca MINI entregou 302.144 veículos aos clientes no ano passado — 3,3% a mais do que em 2020. Cerca de 17% desses veículos tinham um trem de força eletrificado. Mais de um em cada dez clientes MINI optou pelo MINI totalmente elétrico: o MINI Cooper SE (34.851 unidades). O MINI Electric é o modelo de maior volume da família MINI e foi uma força motriz para a marca em 2021, apresentando um crescimento de 98,2% em todo o mundo. Com um realinhamento planejado da linha de modelos, expansão da capacidade de produção e desenvolvimento de novos mercados e públicos-alvo, a estratégia da MINI permanecerá focada no crescimento bem-sucedido e lucrativo daqui para frente.
Rolls-Royce Motor Cars registra as maiores vendas de sua história
A Rolls-Royce Motor Cars registrou as maiores vendas nos 117 anos de história da marca, com 5.586 unidades vendidas em todo o mundo (+48,7%). Esse número geral inclui vendas recordes de todos os tempos na maioria das regiões, incluindo a China, as Américas e a Ásia-Pacífico, e em vários países do mundo. O ano passado foi caracterizado pela alta demanda mundial por todos os modelos, particularmente Ghost e Cullinan e todas as variantes Black Badge, com pedidos atuais se estendendo até o terceiro trimestre de 2022. Os pedidos especiais atingiram níveis recordes e a empresa anunciou, juntamente com o lançamento de Boat Tail, a Rolls-Royce Coachbuild, sua divisão de carros especiais. A marca continua a evoluir e agora se prepara para a introdução histórica no mercado de seu primeiro carro totalmente elétrico, Spectre, no quarto trimestre de 2023.
2021: Melhor ano da história para a BMW Motorrad
Com 194.261 unidades (+14,8%) entregues aos clientes, 2021 foi o melhor ano da BMW Motorrad em toda sua história. Tal como em anos anteriores, o crescimento das vendas foi assegurado pela BMW 1250 GS, que novamente contribuiu de forma vital para o sucesso da marca em 2021, com cerca de 60.000 unidades vendidas. A nova BMW R 1250 RT teve um bom começo no mercado, assim como os grandes modelos R 18, com quatro versões apresentadas até agora. A nova S 1000 R também foi muito bem recebida: juntamente com o primeiro modelo BMW M da BMW Motorrad, trouxe uma nova energia ao cenário dos modelos de quatro cilindros e demonstrou a liderança tecnológica da BMW Motorrad.
Vendas BMW e MINI nas regiões/mercados
Na China, o BMW Group, mais uma vez, registrou um novo recorde de vendas em 2021 e continua liderando o segmento premium. Um total de 846.237 veículos BMW e MINI foram entregues a clientes na China (+8,9%). As vendas de veículos eletrificados na China continuaram a ganhar impulso com um crescimento de 69,6% e mais de 21.000 unidades do BMW iX3. O quinto maior mercado da empresa, a Coreia do Sul, também aumentou suas vendas em 11,0% em 2021, com 77.592 unidades vendidas.
Nos EUA, as entregas da marca BMW subiram 20,8% para 336.644 unidades e, portanto, ficaram no mesmo nível do ano pré-crise de 2019. A marca MINI vendeu 29.930 veículos nos EUA em 2021 — um aumento de 6,4% em relação ao ano anterior. A gama de modelos BMW X representou 60% das vendas totais nos EUA no ano passado.
Na Europa, as vendas totais da BMW e MINI atingiram 948.087 unidades (+3,9%). A Bélgica marcou uma estreia histórica para a empresa, já que a marca BMW liderou o mercado total de um país na Europa pela primeira vez. A Holanda também registrou um recorde histórico: o BMW iX3 foi o modelo elétrico mais vendido no segmento premium, com 2.733 novos registros de veículos.
O BMW Group continuou a aumentar sua participação no segmento da Alemanha, com 267.917 unidades entregues (-6,8%) em 2021, e lidera o segmento premium, com uma participação de mercado superior a 35%. As vendas de veículos totalmente elétricos mais que dobraram (27.248 registros de veículos novos). Incluindo os 43.842 PHEVs vendidos, um quarto de todos os veículos entregues na Alemanha já estavam eletrificados.
Vendas do BMW Group no quarto trimestre/ano de dezembro de 2021 em resumo
|
*BEV e PHEV
Vendas BMW e MINI nas regiões/mercados
|
*Números provisórios de registro
Os números de entrega relatados neste comunicado de imprensa são provisórios e podem mudar até que o BMW Group Report 2021 seja publicado. Notas sobre como os números de entrega são preparados podem ser encontradas no BMW Group Report 2020 na p.128.
Clique aqui para conferir o release original, em inglês.
Para mais informações sobre BMW do Brasil, acesse aqui.
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de 5,222 bilhões de Euros com receitas no valor de 98,990 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.