Empresários da indústria cearense serão procurados por pesquisadores do Sistema FIEC para responder a um questionário com dados que vão auxiliá-los no processo de inovação nas suas empresas e trazer informações específicas do estado para direcionar iniciativas de apoio às indústrias. A ação consiste do Projeto Bússola da Inovação, que faz parte do eixo de inteligência competitiva do Programa para Desenvolvimento da Indústria, e será lançado no próximo dia 4 de novembro durante o Seminário Inova, que será realizado na sede da FIEC. A plataforma virtual para o preenchimento do questionário estará disponível a partir desse dia. Serão 6 meses de coleta de dados, do dia 5 de novembro de 2015 a 5 de maio de 2015.
O Projeto foi apresentado aos sindicatos patronais da FIEC e aos representantes de instituições que financiam, fomentam e promovem a inovação e pesquisa tecnológica no estado, durante reunião, na sede da FIEC. Na ocasião, todos manifestaram apoio a iniciativa e se comprometeram a mobilizar os empresários para que preencham o questionário de uma pesquisa online.
Após o preenchimento, os empresários que responderem terão acesso gratuitamente a um diagnóstico personalizado sobre o processo de inovação na sua empresa, gerado automaticamente pela plataforma tecnológica com base nas respostas fornecidas. A meta mínima será o preenchimento de questionários por 393 empresas. Porém, todas as indústrias serão convidadas a participar. A partir desses dados, serão elaborados cadernos com informações de setores importantes da indústria cearense como Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Couros e Calçados, Eletrometalmecânico, Gráfico, Minerais não Metálicos, Móveis e Madeira, Químico e Farmacêutico, Têxtil e Vestuário, e TIC. A previsão de lançamento desses cadernos é setembro de 2016.